casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Os efeitos da quimioterapia nos dentes

A quimioterapia é o uso de medicamentos para tratar o câncer. O tratamento tem como alvo as células cancerígenas que se dividem rapidamente, mas também pode afetar outras células - incluindo as da boca. Esses medicamentos também reduzem a capacidade do organismo de combater infecções. Quimioterapia pode causar cárie dentária, dor ou infecção.

Deter Decay

A cárie dentária ocorre quando a placa - ácidos criados por um filme pegajoso de bactérias - atacam o esmalte dos seus dentes. Este ácido quebra o esmalte, criando pequenos buracos chamados cavidades em seu dente. A quimioterapia afeta as glândulas salivares levando-as a reduzir a produção de saliva. Isso cria uma condição conhecida como xerostomia ou boca seca. A saliva é vital para a higiene bucal, pois ajuda a prevenir a cárie dentária. A saliva neutraliza o ácido em seus dentes e gengivas, impedindo que ele atinja o esmalte dentário causando cáries. A quimioterapia também perturba o equilíbrio entre as bactérias benéficas e prejudiciais na boca. Isso pode permitir que as bactérias nocivas se apoderem e se unam aos seus dentes, promovendo a cárie dentária.

O crescimento atrasado

A quimioterapia pode afetar o crescimento e o desenvolvimento dos dentes das crianças. Os tratamentos podem afetar tanto o tamanho quanto a forma dos dentes em desenvolvimento, além de retardar a erupção de novos dentes. A maioria das crianças que recebem quimioterapia para cânceres infantis terão que passar por tratamentos ortodônticos para ajudar a fixar os dentes.

Dor

A quimioterapia pode causar dor em seus dentes e mandíbula. Essa dor pode ser causada pela trituração dos dentes à noite devido ao estresse dos tratamentos. Também pode ser causado por danos nos nervos ao redor dos dentes. Este dano nervoso também pode levar a sensibilidades dentárias, mesmo após o término dos tratamentos.

Infecção

As células no revestimento da boca são frequentemente danificadas pela quimioterapia. Esse dano pode levar a feridas e infecções que também podem afetar a saúde dos dentes. A quimioterapia destrói as células brancas do sangue, enfraquecendo o sistema imunológico. Isso significa que o corpo é menos capaz de combater infecções de bactérias, fungos e vírus. Com um sistema imunológico enfraquecido, até mesmo as boas bactérias na boca podem causar infecção. Pessoas sob quimioterapia recebem antibióticos para evitar infecções da boca. Se não tratada, no entanto, a infecção pode se espalhar nas gengivas, resultando em perda do dente.

, , ] ]