casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Sobre o ácido hialurônico tópico

O ácido hialurônico é um componente natural do tecido conjuntivo, como cartilagem e pele. Isso torna esses tecidos mais resistentes e ajuda a reparar danos à pele. Aplicações tópicas de ácido hialurônico podem reduzir rugas finas e melhorar a aparência da pele.

Mecanismo

Restylane é a marca de um gel que contém ácido hialurônico. O ácido hialurônico em Restylane é produzido por bactérias e é conhecido como ácido hialurônico não estabilizado por animais (NASHA). Reduz as rugas quando aplicado à pele, tornando a pele mais cheia. O ácido hialurônico faz isso através da ligação com a água na pele.

O ácido hialurônico foi aprovado pela Food and Drug Administration em 2005 para o tratamento de dobras moderadas e rugas na face. Também pode ser usado para fazer os lábios parecerem mais cheios. Estes efeitos podem durar no máximo seis meses. Alguns pacientes podem necessitar de mais de um tratamento para alcançar resultados ótimos.

Dosagem

Uma preparação de ácido hialurônico pode ser aplicada à superfície da pele pelo usuário de acordo com as instruções. Esta preparação é limitada a uma solução de 2,5% de ácido hialurônico. Também pode ser injetado por via subcutânea (sob a pele) por um médico treinado. A dosagem específica varia de acordo com o local a ser tratado, mas não deve exceder 1,5 mm por local.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do ácido hialurônico estão relacionados ao local da injeção. Estes efeitos incluem contusões, comichão, dor, inchaço e sensibilidade. Efeitos colaterais menos comuns do ácido hialurônico também foram relatados: acne, reações alérgicas, infecção e necrose (morte do tecido). Ácido hialurônico não deve ser usado em pacientes com alergias severas.

Interações

Vários medicamentos, como aspirina e anti-inflamatórios não esteroidais, podem aumentar o sangramento e hematomas após a administração de uma preparação de ácido hialurônico. Suplementos adicionais, como a erva de São João e a vitamina E, também podem causar esses efeitos.