casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

O QUE ACONTECE QUANDO ENCONTRA O ENVENENAMENTO SOLAR?

A exposição controlada à luz solar oferece inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a sensação de bem-estar. A luz solar ajuda o corpo a produzir vitamina D, reduz a pressão sanguínea e estimula a produção de serotonina, o hormônio do “sentir-se bem”. No entanto, a superexposição ao sol pode causar vários problemas sem benefício de compensação. Um problema em potencial é o envenenamento solar. O envenenamento solar é uma reação alérgica ao ultravioleta, ou comprimentos de onda UV, ao sol.

Você pode definir o envenenamento solar usando termos diferentes. MayoClinic.com chama de erupção de luz polimorfa, enquanto os numerosos dicionários médicos, assim como o Centro Médico da Universidade de Maryland, o definem usando o termo fotodermatite. Seja qual for o termo que você preferir usar, todos concordam que o envenenamento solar é uma condição anormal da pele causada por uma reação no sistema imunológico que desencadeia uma reação alérgica à luz UV.

Causas

Enquanto a superexposição à luz solar é um principal causa de envenenamento solar, existem fatores adicionais que contribuem. Raça e composição genética podem deixar você mais suscetível. MayoClinic.com observa que o envenenamento solar é o tipo mais comum de alergia ao sol em pessoas de pele clara ou caucasianas. Condições médicas, como pelagra e certos medicamentos que tornam a pele mais sensível à luz também podem ser fatores que contribuem.

Sintomas O mais comum e geralmente primeiro sintoma é o aparecimento de uma erupção vermelha. Embora você possa ver essa erupção se desenvolver em áreas expostas à luz solar, ela também pode se desenvolver em áreas não expostas também. MayoClinic.com define os locais mais comuns como a frente do pescoço, peito, braços e coxas. Queimação e coceira podem acompanhar a erupção, juntamente com solavancos que empolam e incham. Sintomas semelhantes aos da gripe, como calafrios, dor de cabeça e náusea, também são comuns. Os sintomas podem aparecer em minutos ou horas de exposição e durar uma semana ou mais.

Quando você expõe sua pele à luz solar, a melanina presente nas camadas superiores de sua pele normalmente impede que raios UV prejudiciais penetrem às células da pele sensível nas camadas subjacentes. Quando não há melanina suficiente, ou fatores contribuintes limitam a ação protetora da melanina, seu sistema imunológico detecta os raios UV intrusos e reage. A erupção resultante e os sintomas relacionados são o resultado dessa reação.

Você pode tratar um caso leve de envenenamento solar sozinho, mas deve consultar o seu médico se os sintomas piorarem ou não desaparecerem. uma semana. Em casa, os tratamentos preventivos incluem ficar longe da luz solar direta, usar protetor solar e roupas de proteção se você precisar estar do lado de fora e usar uma compressa fria ou aplicar cremes antiinflamatórios nas áreas afetadas. Tratamentos que seu médico pode prescrever incluem um creme de corticosteróide ou, se a reação for grave, azatioprina, uma droga que trabalha para suprimir as respostas do sistema imunológico.

Aviso

Camas de bronzeamento artificial e lâmpadas também podem causar intoxicação por sol. Tais dispositivos de bronzeamento devem ser evitados, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.

O site da Universidade de Maryland Medical Center também adverte que se a sua predisposição ao envenenamento solar é genética, suas chances de desenvolver câncer de pele aumentam com repetidas ocorrências desta condição.

, , ] ]