casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Sinais e Sintomas de Parasitas nos Músculos

Enquanto a maioria dos parasitas ataca seu hospedeiro através do sistema digestivo, algumas variedades acabam por entrar no tecido muscular do hospedeiro. Os dois tipos mais comuns de infecções musculares parasitárias são a triquinose, também chamada triquinose, e a cisticercose. A triquinose tem mais de uma fase com sintomas únicos em cada fase, enquanto a cisticercose tem apenas um conjunto de sintomas.

Triquinose Precoce A primeira fase da triquinose é caracterizada por sintomas extremamente sutis, ou mesmo não. Mas se você engolir o suficiente das larvas do parasita, elas irão primeiro penetrar no intestino e se transformar em adultos. Quando estiverem totalmente crescidos, acasalarão e se multiplicarão. Neste ponto da infecção, os sintomas incluem diarréia, cólicas abdominais, febre e /ou sensação geral de mal-estar. Estes ocorrerão cerca de um a dois dias após a infecção ter ocorrido. A triquinose posterior é a próxima fase da triquinose é quando os parasitas finalmente migram para fora do intestino e para as outras partes do corpo. Estes sintomas começam cerca de duas a oito semanas após a exposição inicial. Os parasitas adultos entrarão na corrente sanguínea e começarão a se inserir nos tecidos do corpo, principalmente no músculo. Os sintomas neste momento incluem dor de cabeça, febre, calafrios, tosse, inchaço dos olhos, dor nas articulações e dor muscular, coceira na pele, diarréia ou constipação. A gravidade destes sintomas irá variar dependendo do nível de infecção. Em casos extremos, podem ocorrer coordenação motora, bem como problemas cardíacos e respiratórios. Algumas infecções irão desaparecer por conta própria dentro de alguns meses. No entanto, algumas infecções graves podem levar à morte.

Cisticercose

A cisticercose também é causada por um parasita, a tênia da carne de porco. As larvas da tênia entram no corpo e formam cisticercos, ou cistos. Normalmente, os cistos se desenvolvem nos músculos. No entanto, eles também podem se formar nos olhos e no cérebro. Quando se formam no cérebro, a condição é chamada neurocisticercose. Quando a cisticercose ocorre nos músculos, raramente ocorrem sintomas. A única maneira de saber se você tem uma infecção é sentir nódulos sob a pele.