casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos nocivos do gel de sílica

Existem inúmeros efeitos nocivos do gel de sílica, especialmente a forma que contém cloreto de cobalto. A sílica gel tem o potencial de prejudicar seres humanos, animais e o meio ambiente. Antes de usar ou descartar produtos de sílica gel, considere os possíveis efeitos nocivos associados a ela.

Carcinogênico

Algumas formas de sílica gel têm provado causar câncer em laboratório, especificamente o tipo que contém o produto químico. Cloreto de cobalto. O cloreto de cobalto é frequentemente adicionado ao gel de sílica padrão para indicar a presença de água ou umidade. Quando a sílica gel ainda está ativa, o conteúdo de cobalto faz com que ela permaneça azul, facilitando a avaliação da saturação da água. Embora a sílica gel encontrada em produtos domésticos normalmente não contenha cloreto de cobalto, seu uso é difundido em muitos locais públicos, como parques. Sílica gel por si só não foi comprovada para causar câncer.

Ingestão

A ingestão de gel de sílica causa desidratação e desconforto, pois o principal objetivo do produto é absorver água, mas somente se um lote for ingerido. Com toda a probabilidade, a maior irritação ocorrerá na boca e na garganta quando o produto é ingerido. Se consumido em grandes quantidades, a sílica gel foi dito para causar dores de estômago. No entanto, enquanto a sílica gel não contém cloreto de cobalto, na verdade não é venenoso para o corpo.

Sensibilidade do Olho

A sílica gel causa irritação e vermelhidão quando o contato com os olhos ocorre. A dor também surgirá quando o gel de sílica tenta absorver fluidos na superfície do olho. Usar óculos de proteção reduz esse risco; no entanto, se ocorrer contato, os olhos devem ser enxaguados com água por pelo menos 15 minutos para remover completamente o gel de sílica.

Efeitos Respiratórios

A inalação de sílica gel é altamente perigosa e requer atenção médica imediata. Os rótulos de advertência em pacotes comuns de sílica gel encontrados em itens domésticos estão realmente lá por causa de problemas respiratórios, não de veneno, como muitas pessoas acreditam. Uma criança que tenta comer gel de sílica pode realmente inalar algumas das contas, causando irritação pulmonar grave, falta de ar e tosse. A exposição prolongada repetida à forma de poeira de sílica gel causa a silicose da doença pulmonar, que danifica os pulmões permanentemente.

Irritação da pele

Irritação e vermelhidão ocorrem pelo toque de sílica gel, e secura e escoriações da pele resultado se ocorrer exposição prolongada. Sempre proteja as mãos e a pele exposta do gel de sílica, inclusive de possíveis exposições secundárias devido ao contato com roupas ou outros itens que entraram em contato com ela.

Riscos ambientais

A sílica gel pode causar danos ao produto. ambiente, especialmente vida animal aquática e fontes de água. A sílica gel contendo cloreto de cobalto é um resíduo especialmente perigoso e deve ser descartada como tal para limitar esses efeitos prejudiciais ao meio ambiente. Enquanto alguns fabricantes criaram sílica gel com quantidades menores de cloreto de cobalto na tentativa de reduzir os riscos, uma empresa, Nantong OhE Chemicals, criou um produto exclusivo de sílica gel, o Eco Blue, que indica saturação de água sem usar qualquer componente nocivo cobalto cloreto