casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os intervalos críticos para glicose?

Na medicina, os resultados laboratoriais - incluindo leituras de glicose - que indicam uma situação com risco de vida para um paciente são conhecidos como valores "críticos" ou "pânico" e devem ser comunicados imediatamente a ou o médico assistente ou o profissional de saúde apropriado. Níveis críticos de glicose não são exceção.

Considerações

A glicose, um açúcar simples resultante da quebra de carboidratos na dieta, é a principal fonte de energia na maioria dos organismos vivos. Como qualquer outra química do corpo, é atribuído um intervalo de valores normal.

Valores normais de glicose

Valores normais devem ser estabelecidos antes que as faixas críticas de glicose possam ser reconhecidas. Os valores de referência normais são estabelecidos por meio de estudos clínicos e testes e descrevem os resultados esperados em indivíduos aparentemente saudáveis. Uma glicemia de jejum normal de 8 a 10 horas em um adulto saudável deve cair entre 70 e 110 mg /dL.

Níveis críticos de glicose Os níveis críticos de glicose se dividem em duas categorias: níveis baixos críticos e níveis críticos altos. níveis. Os níveis de glicose que se enquadram em um intervalo crítico podem desencadear danos irreversíveis ao corpo ou até mesmo a morte. Glicose crítica baixa: Hipoglicemia A hipoglicemia refere-se a níveis de glicose anormalmente baixos. Níveis de glicose abaixo de 50 mg /dL são considerados hipoglicêmicos, e uma glicose de 40 mg /dL é um "valor crítico" que requer ação imediata. Os sintomas de glicose criticamente baixa incluem desmaios, fraqueza, confusão e inconsciência, se não tratados. Alta glicose crítica: Hiperglicemia

A hiperglicemia refere-se a níveis anormalmente altos de glicose. A American Diabetic Association recomenda que um nível de glicose em jejum acima de 126 mg /dL seja considerado hiperglicêmico. Os níveis de glicose na faixa de 400 a 450 mg /dL são considerados "valores críticos" e requerem atenção imediata. Os sintomas de glicose criticamente alta incluem confusão, letargia, sede, pulso fraco e náusea. Diabético coma e morte pode seguir se não for tratada imediatamente para reduzir o nível.

Significância

Cabe a cada laboratório para estabelecer seu próprio conjunto de intervalos de glicose crítica que exigem notificação médica imediata. Os intervalos de referência podem variar com base na metodologia e na instrumentação envolvida.