casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Bebidas probióticas não lácteos

Bebidas probióticas estão ganhando popularidade como uma maneira natural de prevenir ou tratar a intolerância à lactose, diarréia, infecções do trato urinário e infecções vaginais. Os probióticos são microrganismos vivos, como bactérias, leveduras e fungos, que podem protegê-lo da infecção e promover a saúde digestiva. Se você segue uma dieta vegana, é intolerante à lactose ou simplesmente deseja explorar as diferentes bebidas probióticas no mercado, você pode tentar algumas das opções não lácteas. Probióticos são classificados como um produto alimentar pela Food and Drug Administration e não são aprovados para uso medicinal.

Kefir de soja

Kefir tem sido apontado como um remédio de saúde na Ásia Central há séculos. Tradicionalmente preparada com leite de vaca ou de cabra, esta bebida também pode ser feita com soja fermentada para uma bebida probiótica que se assemelha ao iogurte no sabor e textura. Ao contrário do iogurte, o kefir contém leveduras benéficas juntamente com bactérias como as espécies Lactobacillus e Bifidobacterium. Os probióticos no kefir podem estimular a digestão saudável, prevenir a diarréia e reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Leite de soja probiótico

Se você não gosta do sabor ácido das bebidas de soja cultivadas, talvez prefira não Leite de soja fermentado fortificado com bactérias probióticas. Em um estudo de 2004 da Universidade de Missouri, pesquisadores demonstraram que bactérias probióticas poderiam prosperar em bebidas de soja não fermentadas. Pesquisadores propuseram que adicionar espécies de Lactobacillus a bebidas de soja não cultivadas poderia prevenir o dano causado a bactérias probióticas durante o processo de fermentação. Se você já está acostumado a beber leite de soja devido à intolerância à lactose ou às preferências gustativas, pode encontrar benefícios adicionais para a saúde em bebidas probióticas de soja.

Sucos probióticos

Para veganos ou pessoas com alergia a produtos lácteos, sucos de frutas ou vegetais enriquecidos com microorganismos probióticos oferecem uma alternativa às bebidas lácteas probióticas. As bactérias Lactobacillus cultivadas em farinha de aveia ou outros meios não lácteos foram adicionadas aos sucos de frutas para fornecer esse micróbio benéfico a consumidores que não toleram leite ou iogurte. Os sucos probióticos estão disponíveis em diferentes tamanhos, desde o tradicional frasco de 16 oz até frascos em miniatura conhecidos como "shots". Sucos probióticos misturados com kombucha, um chá asiático probiótico, também estão disponíveis.

Kombucha

Feito de chá verde ou preto fermentado com microorganismos probióticos, o kombucha é um remédio asiático centenário. As colônias que fornecem o conteúdo probiótico, comumente conhecido como "cogumelos", são na verdade aglomerados de leveduras e bactérias, diz MayoClinic.com. O Kombucha contém altos níveis de vitamina B e pode melhorar a digestão, apoiar a função imunológica e fornecer proteção antioxidante. Você pode preparar o kombucha em casa usando culturas iniciais comercialmente disponíveis ou comprá-lo como uma bebida engarrafada. A Food and Drug Administration adverte contra o uso de kombuchá caseiro, que é propenso a contaminação por micróbios patogênicos. Evidência clínica não comprovou que o kombucha tenha propriedades terapêuticas ou preventivas.