casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dietas sem glúten e artrite

O glúten é uma forma de proteína em alimentos que contêm trigo, cevada e centeio. Enquanto muitas pessoas podem comer glúten sem problemas, para outros, o glúten contribui para a inflamação no intestino delgado. Isso pode causar vários sintomas desagradáveis, incluindo dor nas articulações. Enquanto comer uma dieta livre de glúten não é para todos, um estudo do Karolinska Instituet da Suécia indica que uma dieta sem glúten pode ajudar quem sofre de artrite reumatóide.

Sem glúten Diet Significância -

Para comer um glúten dieta livre, você deve evitar certos alimentos completamente. Estes incluem cevada, bulgur, kamut, centeio, trigo e espelta. Muitos alimentos processados ​​também contêm glúten, incluindo biscoitos, pães, bolos, massas e molhos. A menos que um produto seja rotulado como “sem glúten”, evite-o se estiver seguindo uma dieta sem glúten. Você pode comer alimentos como milho, farinha de milho, polenta, quinoa e arroz. Alimentos como frutas, verduras, carnes frescas e batatas que não foram processadas não contêm glúten.

Pesquisa

O estudo Karolinska Instituet, publicado na edição de março de 2008 da “Arthritis Research & Terapia ”, estudou 66 pacientes com artrite reumatóide. A artrite reumatóide é uma doença inflamatória auto-imune que causa dor nas articulações e inchaço no corpo. Os participantes foram designados para comer uma dieta vegana com alimentos sem glúten ou apenas uma dieta vegana. Os participantes foram verificados quanto a fatores conhecidos por causar inflamação, como níveis de colesterol, após três e 12 meses de participação. Na conclusão do estudo, os pesquisadores descobriram que uma dieta vegana sem glúten era a mais eficaz na redução de substâncias inflamatórias no corpo.

Explicação Quando os participantes da pesquisa ingeriram uma dieta vegana livre de glúten, eles experimentaram um aumento níveis de anticorpos protectores no sangue, que ajudam a combater os factores inflamatórios que contribuem para a artrite reumatóide. Enquanto os pesquisadores não definiram claramente o mecanismo pelo qual uma dieta livre de glúten ajuda a reduzir a inflamação, Johan Frostegard, um dos principais pesquisadores do estudo, teorizou que um menor número de gorduras no sangue ajudou a reduzir as causas da artrite reumatóide. Duas formas principais de artrite existem: artrite reumatóide e osteoartrite. A osteoartrite é diferente da artrite reumatóide, porque é uma condição degenerativa que ocorre devido ao desgaste das articulações ao longo do tempo. Como a osteoartrite é o resultado de alterações físicas em uma articulação, uma dieta sem glúten pode não reconstruir efetivamente as articulações. No entanto, para alguns pacientes, uma dieta sem glúten causa dor nas articulações. Portanto, uma dieta sem glúten pode reduzir algumas dores sentidas por aqueles que já têm articulações artríticas.