Os seres humanos comem uma variedade de alimentos que são classificados como ácidos ou alcalinos. Alimentos ácidos são definidos como alimentos que aumentam os resíduos ácidos no sangue. Alimentos alcalinos são alimentos que produzem cinzas que neutralizam os produtos ácidos no sangue. Os praticantes holísticos acreditam que a doença surge de consumir muitos alimentos ácidos ou alcalinos e joga o pH do corpo no caos, de acordo com o médico naturopata Christopher Vasey. Christopher Vasey afirma que o corpo humano trabalha para manter um nível de pH entre 7,36 e 7,42 para que as enzimas, nutrientes e minerais funcionem adequadamente.
Importância
Felicia Drury Kliment, uma consultora de saúde alternativa, escreve em seu livro "The Acid-alcalino Balance", que a dieta ocidental é preenchida com alimentos que aumentam os níveis de ácido no corpo e deixam para trás resíduos ácidos para o fígado, pele e rins para neutralizar e excretar. Drury Kliment afirma que os níveis de ácido no corpo aumentam devido ao consumo excessivo de proteínas animais, produtos lácteos, alimentos processados e açúcares, o que leva a um alto nível de ácidos que causa alterações metabólicas. Os pulmões e os rins compensarão os níveis de ácido acima do normal, mas se uma doença subjacente estiver presente, esses sistemas de órgãos podem ser alterados, de acordo com Audrey Ensminger, professora adjunta da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, em "Food and Nutrition Encyclopedia". Tipos de alimentos Os alimentos são classificados como ácidos ou alcalinos com base nas cinzas produzidas depois de serem comidos.De acordo com Audrey Ensminger, os alimentos são classificados como ácidos ou alcalinos pelo conteúdo mineral deixado para trás do metabolismo. pode ser prescrito para pacientes com cálculos renais, pois acredita-se que as pedras foram produzidas em condições alcalinas no corpo, como afirma Audrey Ensminger Antes de iniciar este tipo de dieta, consulte o seu médico, pois você pode aumentar o risco de comprometimento seu estado nutricional e de saúde De acordo com Ingrid Kohlstadt em “Alimentos e Nutrientes na Gestão de Doenças”, a popular dieta Mediterrânea que é usada para controlar o colesterol Amalidades é uma dieta alcalina. A dieta mediterrânea tem sido recomendada pela American Heart Association para reduzir os níveis de colesterol e reduzir os riscos de doenças cardíacas. A dieta mediterrânea é rica em frutas, legumes, grãos integrais, azeite, feijão, sementes, nozes e limita a carne, laticínios, açúcar e alimentos processados. Alimentos alcalinos
Legumes e frutas são alimentos alcalinos porque as cinzas deixadas para trás são ricas em potássio, sódio, cálcio e magnésio, segundo Audrey Ensminger. Muitas frutas cítricas são alcalinas, porque quando seu corpo as usa como energia, elas deixam para trás o potássio, que tem um efeito alcalino no sangue.
Alimentos Ácidos
Proteínas como carne, peixe, aves e produtos lácteos são ácidos por natureza porque são ricos em colina, fósforo e enxofre. Além disso, as proteínas são quebradas em aminoácidos que podem produzir ácido sulfúrico, como afirma Audrey Ensminger. Grãos e cereais também são alimentos formadores de ácido. Fitatos em grãos se ligam ao fósforo, deixando-o indisponível para elevar os níveis de pH no sangue. Esta é a principal razão pela qual os grãos são considerados alimentos formadores de ácido.
Ácido e Cálcio
Alimentos ácidos e alcalinos são essenciais para sustentar a vida. Escrevendo em “A Dieta Ácida-Alcalina para uma Saúde Ótima”, Christopher Vasey afirma que alimentos ricos em enxofre, sódio, fósforo, cloro, iodo e silício aumentam as qualidades ácidas dos alimentos. Quando uma pessoa come alimentos ricos nesses minerais, seus níveis aumentam no sangue. Os ossos irão liberar cálcio para neutralizar esses minerais, a fim de diminuir o nível de ácido no sangue. O uso de cálcio para esse fim pode levar à osteoporose - ossos porosos - se a dieta de uma pessoa permanecer alta em alimentos ácidos por longos períodos. O cálcio é um mineral alcalino do qual os produtos lácteos contêm quantidades elevadas. O corpo excreta excesso de cálcio nas fezes, o que diminui a alcalinidade dos produtos lácteos e o transforma em ácido. De acordo com Audrey Ensminger, muitos alimentos que podem ter sabor ácido ou alcalino não são quando eles são metabolizados ou elementos de ligação nos alimentos que alteram seu efeito de pH no corpo.