casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dieta Sattvic

Se você está em uma busca espiritual para atingir a iluminação através das práticas de yoga, meditação e vida abnegada, você pode estar interessado em aprender que existe uma dieta específica disponível para ajudá-lo a impulsionar seus esforços para o próximo nível. A dieta sattvica, também chamada de dieta yogue, é uma abordagem nutricional para alcançar uma consciência mais elevada através do consumo de alimentos frescos e integrais.

A dieta sattvica é um regime nutricional que os praticantes de yoga usam para alcançar dois objetivos: chitta vritti nirodha, a quietude da mente e anushasanam, o governo da natureza sutil de uma pessoa. A dieta satívica consiste em comer alimentos integrais e puros que trazem as qualidades de autodeterminação, força, coragem e energia para melhorar a vida, afirma Gary Cran, um praticante ayurvédico, tradicional de saúde das Índias Orientais e instrutor de ioga. /Especulação

Existem três tipos principais de alimentos primais: tamásico, rajásico e satívico, de acordo com TheLivingCentre.com. Alimentos tamásicos, como carne, peixe, ovos, aves e álcool, destroem a resistência do corpo às doenças e preenchem a mente com emoções negativas, como a ganância, o ciúme e a raiva. Os alimentos rajásicos, como o chocolate, o café e o chá, alimentam o corpo com resistência física, mas destroem a mente. Alimentos sáttvicos, como frutas frescas, vegetais, mel, sementes e nozes, nutrem o corpo e purificam a mente, o que leva a uma saúde física e espiritual ideal. Portanto, a dieta satívica permite que os praticantes de ioga levem vidas nobres, meditativas e pacíficas, livres de excesso de estímulo e de emoções negativas debilitantes. Embora a maioria dos alimentos sattvicos sejam claramente definidos como alimentos orgânicos integrais ingeridos. Em seus estados naturais ou imediatamente após o cozimento, você pode ter certas alergias alimentares ou sensibilidades a considerar. Você pode observar como o seu corpo e mente se sentem depois de comer determinados alimentos sattvic para determinar se você os incluirá em sua dieta satívica ou os eliminará.

Proteína

Embora produtos lácteos frescos e orgânicos, como leite, manteiga e queijos frescos e caseiros são permitidos alimentos dieta sattvic, carne não é aconselhável. Os antigos sábios das Índias Orientais, chamados rishis, acreditam que quando você come um animal, você ingere todos os hormônios do estresse que o animal sentiu quando foi morto. Portanto, no nível celular, seu corpo está recebendo mensagens de que está morrendo, um processo que vai contra o princípio da dieta satívica para alcançar a harmonia interna. Suas fontes de proteína devem vir de vegetais, como produtos de soja e leguminosas.

Aviso

Não coma alimentos sattvicos em excesso. Quando os alimentos sattvicos são excessivamente comidos, eles se tornam alimentos tamásicos e convidam a doença para o corpo. Você também não deve apimentar os alimentos sattvic, o que os transforma em alimentos rajásicos que alimentam desejos injustificados e inquietação corporal.