casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Xarope de arroz e frutose

xarope de arroz ou xarope de arroz integral refere-se a um adoçante criado pela adição de enzimas para transformar o amido de arroz em açúcar. O termo castanho refere-se à cor do xarope porque o arroz branco é normalmente utilizado para o processamento. Este adoçante é geralmente vendido na seção de saúde de sua mercearia, mas é um açúcar e, como todo o açúcar, é melhor consumi-lo com moderação. Se você está tentando escolher uma alternativa de menor frutose para o xarope de agave, que é 90% de frutose, xarope de arroz pode ser uma boa opção para você.

Teor de frutose

Xarope de arroz contém uma quantidade semelhante de carboidratos em comparação com outros adoçantes, mas tem um menor teor de frutose. Mais precisamente, o teor de açúcar do xarope de arroz é dividido entre 50% de carboidratos solúveis, 45% de maltose e 3% de glicose, de acordo com TriedTastedServed.com. O teor de frutose não é especificado, mas parece estar próximo de zero.

Índice glicêmico

O xarope de arroz tem um índice glicêmico relativamente baixo quando comparado a outros adoçantes, o que significa que não aumentará o seu níveis de açúcar no sangue tão rapidamente quanto açúcar regular ou glicose pura. O índice glicêmico de xarope de arroz está na mesma faixa do índice glicêmico de mel e xarope de agave, de acordo com a "Organic Lifestyle Magazine". Mel e xarope de agave têm um baixo índice glicêmico por causa de seu alto teor de frutose, mas o baixo índice glicêmico de xarope de arroz é devido ao seu alto teor de maltose. Frutose vs Maltose

Muitas pessoas conscientes da saúde tentar evitar os adoçantes ricos em frutose, especialmente o xarope de milho rico em frutose, porque uma alta ingestão de frutose está associada à obesidade, resistência à insulina, diabetes tipo 2 e doença hepática gordurosa não alcoólica, segundo o Dr. Robert H. Lustig, professor de Divisão de Endocrinologia da Universidade da Califórnia, São Francisco. No entanto, o açúcar predominante encontrado no xarope de arroz é a maltose. A maltose é formada por duas moléculas de ligação de glicose juntas. Embora estudos indiquem que a frutose parece ser pior do que a glicose, você não deve exagerar com o xarope de arroz. Uma alta ingestão de açúcar, seja de glicose ou frutose, pode ser prejudicial para sua saúde.

Considerações

Manter-se saudável, manter seu peso, prevenir doenças crônicas e manter baixa sua ingestão de frutose evitando consumir uma alta quantidade de açúcar de doces, doces, assados, cereais matinais, salgadinhos, sobremesas e refrigerantes. Se você adoçar seu iogurte natural ou tigela de farinha de aveia antiaderente sem açúcar, você pode usar uma pequena quantidade do adoçante de sua escolha, como xarope de arroz, mas limitar-se a uma quantidade muito pequena. Livre-se dos seus gulosos diminuindo gradualmente a quantidade de adoçante que você usa para melhorar sua saúde e seu peso corporal.