casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Atividades Vestibulares para o Transtorno da Integração Sensorial

O sentido vestibular - também chamado de senso de equilíbrio - diz ao seu corpo como mudar seu peso quando o centro de gravidade muda. Isso é visto quando uma pessoa responde a um tropeço ao estender um braço ou uma perna para evitar cair. As atividades vestibulares estimulam os órgãos dos sentidos dentro das orelhas internas e ajudam os hemisférios esquerdo e direito a se comunicar. Por sua vez, isso promove a consciência e coordenação corporal.

Movimento Vestibular Rotatório

O sistema vestibular é estimulado quando a cabeça muda de posição, como quando uma criança gira em círculos, trava de cabeça para baixo, corre ou balança. O movimento rotatório é uma das formas mais poderosas de estimulação vestibular porque causa mudanças rápidas na posição da cabeça. É tão poderoso que pode causar náusea ou tontura. No entanto, quando usado sob a supervisão de um terapeuta ocupacional, girar em um aparelho suspenso, como um balanço, é uma atividade de tratamento que pode promover a integração sensorial. Outras atividades rotativas incluem: carrossel, balanços de pneu e dança.

Movimentos verticais

Algumas crianças anseiam pela estimulação intensa fornecida ao pular em um trampolim. Este movimento para cima e para baixo estimula as orelhas internas e, ao mesmo tempo, fornece estímulos sensoriais para os músculos e articulações à medida que se comprimem. Esta estimulação sensorial aumenta a consciência corporal e a organização do cérebro. Outras atividades verticais que promovem a integração sensorial incluem pula-pulas, mergulhar e pendurar de cabeça para baixo ao jogar nas barras de macaco.

Movimento em declives

Movimento em inclinações, especialmente quando a criança acelera e desacelera, fornece muitas pequenas mudanças na posição da cabeça, que fornece poderosa estimulação sensorial. Terapeutas ocupacionais freqüentemente usam atividades de prancha de scooter - incluindo o movimento rápido para baixo um declive. Experiências vestibulares semelhantes ocorrem durante o trenó, ciclismo descendo morro e esqui. Além disso, muitos parques de diversões oferecem esse tipo de movimento com aceleração e desaceleração rápidas.

Atividades de Movimentos Vestibulares Lentos

Algumas crianças com distúrbios de integração sensorial são hiperativas, impulsivas e basicamente sobrecarregadas pelos estímulos sensoriais no ambiente. meio Ambiente. Essas crianças geralmente se beneficiam de atividades vestibulares lentas. Um terapeuta ocupacional pode colocar uma criança em cima de uma bola de terapia (em sua barriga) e balançar a bola para frente e para trás com movimentos lentos e regulares. Outras atividades vestibulares lentas incluem deitado em uma cadeira de balanço, movimento lento dentro de um balanço de rede ou balançando de um lado para o outro, envolto em um cobertor. , , ] ]