casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Alcalina vs. Níveis de pH ácido

Um dos aspectos mais importantes da fisiologia humana é a homeostase, que é o impulso para manter a composição interna do corpo em um estado estável. Parte disso envolve o controle das quantidades relativas de substâncias químicas ácidas e alcalinas, também conhecidas como bases, no corpo. Manter o equilíbrio certo de ácidos e bases no corpo é fundamental para que as células e proteínas funcionem adequadamente.

Sangue e pH

O equilíbrio de ácidos e bases no sangue é rigidamente regulado. O balanço desses produtos químicos é geralmente medido na escala de pH. Os compostos ácidos têm um pH baixo e os compostos alcalinos têm um pH alto; pH neutro é definido como 7. O sangue normalmente tem um pH entre 7,35 e 7,45. Se o pH do seu sangue cai abaixo disso, você tem acidose, enquanto que um pH anormalmente alto no sangue é chamado de alcalose.

Regulamento

Como o sangue precisa ser mantido em uma faixa de pH tão estreita, o corpo tem várias maneiras de controlar o pH. Como o dióxido de carbono é levemente ácido, o pH do sangue pode ser controlado pelos pulmões, explica o Manual Merck. Os rins também podem controlar o pH do sangue aumentando ou diminuindo a quantidade de ácido excretado na urina. Finalmente, o corpo usa tampões, que são produtos químicos que ajudam a evitar qualquer mudança súbita de pH.

acidose

A acidose é causada por muito acúmulo de ácido no sangue. Um tipo de acidose, conhecida como acidose respiratória, é causada pelo excesso de dióxido de carbono acumulado no sangue como resultado da respiração lenta ou prejudicada. A acidose também pode ser causada pela ingestão de substâncias ácidas, problemas com o metabolismo ou disfunção renal. Esses tipos de acidose são classificados como acidose metabólica. Acidose pode causar náuseas, vômitos, sonolência e confusão.

Alcalose

A alcalose é o resultado do pH do sangue ficando muito alto. A alcalose respiratória é causada por hiperventilação, que pode ser causada pela ansiedade, informa o Manual Merck. A alcalose metabólica é mais comumente causada pela perda de grandes quantidades de ácido do corpo, o que pode ocorrer como resultado de vômitos frequentes. A alcalose também pode ser causada pela ingestão de grandes quantidades de substâncias básicas, como o bicarbonato de sódio. A alcalose normalmente provoca espasmos musculares, irritabilidade e cãibras musculares.

Efeitos dos alimentos

Um novo plano nutricional é a dieta de equilíbrio ácido /alcalino. A idéia por trás deste plano alimentar é que a maioria das pessoas tem acidose crônica como resultado do consumo excessivo de alimentos que produzem ácido. Embora o corpo seja capaz de neutralizar os efeitos desse ácido, os alimentos geradores de ácido podem estressar o corpo e esgotar alguns de seus minerais, diz Ben Kim, quiroprático e acupunturista em Ontário, Canadá.