casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos da função do fígado prejudicada sobre o cérebro

O consumo excessivo de álcool leva a danos no fígado. Como o fígado é tão importante para manter o corpo funcionando, qualquer coisa que afete o fígado também influencia outros sistemas do corpo. A doença hepática pode ter um efeito profundo na função cerebral, permitindo que subprodutos químicos nocivos, como amônia e manganês, que normalmente são eliminados do corpo pelo fígado, se acumulem no sangue e passem para o cérebro, de acordo com Roger Butterworth, diretor. da Unidade de Pesquisa em Neurociências da Universidade de Montreal.

Encefalopatia Hepática

Encefalopatia significa doença cerebral. A encefalopatia hepática é um dano cerebral causado por causas hepáticas; os sintomas incluem mudanças de comportamento, confusão, mudança nos padrões de sono (é comum a reversão do dia-a-dia), falta de discernimento e fala e movimento lentos. Um movimento de bater as mãos chamado asterixis ou mãos trêmulas pode ocorrer, de acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAAA). Depressão e ansiedade também são efeitos colaterais comuns. A encefalopatia hepática pode evoluir para coma e morte.

Síndrome de Wernicke-Korsakoff

Síndrome de Wernicke-Korsakoff (WKS) é um dano cerebral que resulta de baixos níveis de tiamina causados ​​por danos ao fígado pelo uso de álcool. A síndrome de Wernicke-Korsakoff é causada por falta de tiamina ou B1; A tiamina é necessária para o bom funcionamento do sistema nervoso. A absorção de tiamina é afetada pela ingestão pesada de álcool. De acordo com o NIAA, até 80% de todos os alcoólatras desenvolvem uma deficiência de tiamina. Embora a síndrome de Wernicke e a psicose de Korsokoff sejam frequentemente descritas como duas doenças diferentes, o Instituto Nacional de Saúde (NIH) afirma que a encefalopatia de Wernicke Psicoses de Korsakoff são dois estágios da mesma síndrome, e assim devem ser combinados em uma entidade, a síndrome de Wernicke-Korskoff. Os sintomas de Korsokoff começam quando os sintomas de Wernicke começam a passar, de acordo com o NIH. A NIAA afirma que a síndrome de Korsakoff afeta até 90% das pessoas com Wernicke; A síndrome de Wernicke é caracterizada por dificuldade em andar, extrema confusão, problemas de coordenação e paralisia dos músculos que movem os globos oculares. Nem todas as pessoas apresentarão os mesmos sintomas no mesmo grau.

Pessoas com Síndrome de Korsakoff, também conhecida como psicose de Korsokoff, têm problemas graves de perda de memória e coordenação. Eles podem inventar histórias para compensar coisas que não podem lembrar (confabulação) e podem sofrer de alucinações.

Blackouts

Os apagões ocorrem quando grandes quantidades de álcool são consumidas muito rapidamente, de acordo com Aaron White, Ph.D., professor assistente de pesquisa no Departamento de Psiquiatria da Duke University. Os apagões afetam a formação da memória, aniquilando inteiros ou apenas fragmentos de eventos passados. Os bebedores não se lembram das atividades em que se envolveram, muitos dos quais são perigosos ou fora do personagem, como dormir com estranhos ou dirigir de forma imprudente.