casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Doenças Contagiosas do Cólon

A doença contagiosa do cólon geralmente causa diarréia e cólicas abdominais. A maioria dessas doenças se resolve por conta própria e não representa risco de vida. Alguns têm sérias conseqüências associadas a eles. Clostridium difficile, Salmonella e E.coli causam infecções graves do cólon.

Clostridium Difficile

Clostridium difficile, ou C. diff ', a diarréia é encontrada em pacientes hospitalizados que estão recebendo antibióticos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a diarréia por Clostridium difficile é transmitida através das mãos contaminadas dos profissionais de saúde. Protocolos rígidos de lavagem das mãos foram implementados em muitos hospitais, em um esforço para evitar essa infecção. A diarréia associada a esse patógeno pode ser sanguinolenta, mas a maior preocupação é que o Clostridium pode causar megacólon tóxico. O cólon inflamado se dilata rapidamente até um grau que se torna uma ameaça à vida. O tratamento da diarreia por C. diff consiste em parar os antibióticos ofensivos e implementar um tratamento com metronidazol ou vancomicina para tratamento. Em muitos casos, a diarréia vai parar por conta própria quando os antibióticos são interrompidos.

Salmonella

De acordo com o CDC, Salmonella é uma bactéria que causa infecção do cólon e é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados. Existem 1,4 milhão de casos de salmonelose e 500 mortes relacionadas por ano, de acordo com o site do Departamento de Agricultura dos EUA. A Salmonella foi descoberta há mais de 100 anos pelo Dr. Daniel E. Salmon. Esta bactéria vive no trato intestinal de pacientes infectados. Os sintomas da salmonelose são cólicas abdominais, febre, diarréia, calafrios, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Esses sintomas geralmente são autolimitados e desaparecem em quatro a sete dias. Raramente, os pacientes desenvolvem a Síndrome de Reiters, que é uma infecção por salmonela que causa dor nas articulações, irritação nos olhos e dor ao urinar. Escherichia coli

Escherichia coli, ou E. coli, é um tipo de bactéria que normalmente vive no cólon. Mas quando as pessoas comem alimentos contaminados com E. coli, pode causar diarréia sanguinolenta. Comer vegetais crus ou beber água contaminada em países estrangeiros pode causar infecção por E. coli, comumente conhecida como diarréia do viajante. Essa infecção geralmente é autolimitada e resolve em alguns dias. Uma cepa mais virulenta de E. coli, conhecida como E. coli O157: H7, pode causar diarréia sanguinolenta intensa e cólicas abdominais, seguidas por uma possível insuficiência renal. Os muito jovens e os idosos estão em maior risco quando infectados com este organismo.