casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os efeitos psicológicos associados ao TDAH?

Um transtorno que começa na infância, o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) faz com que os pacientes tenham problemas de atenção, comportamentos impulsivos e hiperatividade. Como os sintomas do TDAH podem afetar o desempenho do paciente na escola e nos relacionamentos pessoais, o paciente pode lidar com alguns problemas psicológicos. Os efeitos psicológicos associados ao TDAH podem durar até a idade adulta

Autoestima Baixa

Muitos pacientes com TDAH podem sofrer de baixa auto-estima como resultado dos sintomas do transtorno. Nicole Crawford, autora do artigo “TDAH: Uma questão feminina”, aponta que quando as mulheres não recebem tratamento para o TDAH, elas sofrem de baixa auto-estima crônica. A baixa auto-estima pode resultar de problemas na escola, o que pode ocorrer com todos os sintomas do TDAH. Por exemplo, com os sintomas de desatenção, o MayoClinic.com observa que os pacientes têm problemas para concluir o trabalho, cometer erros descuidados e se distrair facilmente. Eles também podem ter problemas organizacionais e não gostam de trabalhos escolares. Com os sintomas impulsivos e hiperativos, os pacientes têm problemas em ficar parados durante a aula e podem interromper os outros. Os problemas na escola podem levar ao fracasso na escola, o que pode causar insucesso em pacientes. O baixo desempenho pode aumentar a baixa auto-estima dos pacientes.

Depressão

Alguns pacientes com TDAH podem desenvolver depressão, que MedlinePlus observa que os pais devem alertar o médico da criança se eles virem sinais. Com a depressão, os pacientes têm uma mudança notável no humor, como a tristeza persistente e a sensação de desamparo. Os pacientes podem ter culpa incomum, o que pode fazer com que os pacientes se sintam pior. A depressão também pode afetar o comportamento do paciente, o que inclui problemas de sono. Alguns dos sintomas da depressão podem agravar os sintomas de TDAH, tais como problemas de concentração. Ansiedade A Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, explica que alguns pacientes com TDAH podem desenvolver ansiedade secundária ao transtorno. Por exemplo, os pacientes podem se preocupar com sintomas específicos de TDAH, como problemas organizacionais. O desempenho na escola pode desencadear ansiedade em alguns pacientes. Com a ansiedade, os pacientes têm uma preocupação descontrolada, o que pode afetar sua capacidade de pensar com clareza. Os pacientes podem ter sintomas físicos de ansiedade, como um coração acelerado, sudorese e tremores.

MedlinePlus aponta que, se o TDAH não for tratado, os pacientes podem desenvolver um problema de abuso de substâncias. Com o abuso de substâncias, os pacientes recorrem ao álcool ou às drogas para um sentimento de euforia ou para encobrir outras questões, como depressão, ansiedade ou baixa auto-estima. Pacientes com TDAH que têm sintomas impulsivos podem usar mais substâncias, porque eles não podem controlar seus comportamentos. Crawford acrescenta que, em mulheres com TDAH, elas podem começar a fumar durante o ensino médio ou o ensino médio. Usar drogas ou álcool também pode piorar os sintomas de TDAH, como desatenção.