casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos de comer grapefruit enquanto no Lipitor

Produtos químicos de toranja quebram as enzimas do intestino delgado que destroem muitos medicamentos para absorção, incluindo o Lipitor, um remédio para reduzir o colesterol. A interrupção do metabolismo faz com que o excesso de medicamento se acumule em seu corpo, aumentando a força do Lipitor e o risco de reações adversas a medicamentos. A interação negativa do Lipitor e da toranja se aplica a todos os produtos derivados de toranja, incluindo suco fresco, congelado e enlatado, bem como bebidas mistas contendo suco de toranja.

O composto químico que causa a interação entre o suco de grapefruit. Lipitor e toranja são chamados de furanocumarinas. Os furanocumarinas interferem na maneira como o lipitor se decompõe no trato gastrointestinal e afeta a forma como o medicamento atua no organismo. Essa interferência faz com que altos níveis de Lipitor permaneçam no corpo, aumentando o risco de efeitos colaterais perigosos. Alterar o tempo de administração do Lipitor e o consumo de toranja não altera a interação medicamentosa. As consequências das furanocumarinas da toranja podem continuar por muitas horas, de acordo com o Centro Clínico do Instituto Nacional de Saúde. Rabdomiólise, uma potencial complicação grave da combinação Lipitor e toranja, provoca a deterioração dos músculos esqueléticos.

Lipitor

Lipitor, genericamente chamado de atorvastatina cálcica, trata os níveis elevados de colesterol baixando o colesterol total, LDL e triglicerídeos e aumentando o HDL . Os efeitos colaterais podem incluir dores musculares, febre, dor de cabeça, edema e dor abdominal e podem aumentar se a toranja fizer parte de sua dieta. Lipitor pode ser tomado com uma refeição ou com o estômago vazio. Os resultados dos testes de enzimas hepáticas, especialmente ALT e AST, podem aumentar quando se está em Lipitor.

Outras frutas cítricas

Pomelos, também conhecidos como pummelos, e laranjas de Sevilha, laranjas de sabor amargo encontradas em compotas. e marmeladas, podem causar os mesmos efeitos colaterais que a toranja quando tomado com Lipitor. Laranjas e suco de laranja regulares são seguros para consumo com o Lipitor. Tangelos, uma combinação de tangerina e toranja, não contêm furanocumarinas, apesar de uma parte do produto final, incluindo material genético de toranja.

Considerações

Freqüentemente, quando a toranja se torna parte da dieta, os efeitos colaterais de uma interação droga-comida são notados naqueles estabelecidos na terapia medicamentosa com Lipitor. Se toranja, romã e laranjas de Sevilha fizerem parte de sua dieta diária, informe seu médico antes de iniciar a terapia com Lipitor, pois uma dose menor pode evitar um problema em potencial. Nem todos os medicamentos para baixar o colesterol interagem com a toranja. Consulte seu médico ou farmacêutico sobre a segurança de frutas cítricas e seus medicamentos.