casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O Yoga Ajuda Com A Dor Da Cinta Pélvica?

A dor da cintura pélvica, ou PGP, pode ocorrer durante a gravidez, embora não esteja limitada a esta condição ou apenas a mulheres. Caracterizada pela dor pélvica durante a realização de tarefas normais, como caminhar e subir escadas, o PGP é uma condição comum e tratável mesmo durante a gravidez. O realinhamento das articulações e dos tecidos moles geralmente faz parte do tratamento. Com seu foco na flexibilidade e força, a ioga pode ser benéfica no tratamento, bem como na prevenção da PGP.

A dor na cintura pélvica

A PGP é muitas vezes referida como disfunção da sínfise púbica, ou SPD. De acordo com a Pelvic Partnership Charities, no entanto, o SPD é um equívoco, porque implica que a condição é limitada à área da sínfise púbica na frente da pélvis. De fato, o PGP é causado por uma rigidez em uma das três articulações da pélvis, levando a um movimento assimétrico e irritação em uma das outras articulações. Normalmente, suas articulações pélvicas funcionam em um sistema do tipo anel que consiste da sínfise púbica e duas articulações sacroilíacas. Rigidez em uma articulação irá irritar os outros. Você pode até não sentir dor na articulação onde a rigidez ocorre.

Tratamento

As opções de tratamento para PGP dependerão do estado do paciente. Se você estiver grávida, o tratamento será diferente daquele de um atleta com uma lesão esportiva. Independentemente disso, é uma questão articular mecânica que responde bem ao tratamento. A fisioterapia e o trabalho quiroprático são feitos para realinhar manualmente suas articulações e manipular seus tecidos moles, ajudando a aliviar a dor. Com uma articulação rígida, os músculos circunvizinhos geralmente ficam tensos ou compensam. Esse aperto tem que ser liberado para permitir que a articulação se mova normalmente e evitar mais irritação em sua cintura pélvica.

Yoga e dor pélvica do cinturão

Embora o ioga não seja recomendado como terapia autônoma, poses específicas pode ser útil no fortalecimento dos músculos pélvicos. Ao manter seus músculos fortes e flexíveis, você pode evitar a rigidez e a dor nas articulações. Trabalhe com um instrutor que esteja familiarizado com o PGP e tenha trabalhado anteriormente com clientes com a síndrome. Se você estiver grávida, pergunte sobre a experiência do instrutor com yoga pré-natal no que se refere ao PGP.

Yoga Poses

Um praticante certificado irá guiá-lo através das poses adequadas, ou asanas, para sua condição específica. Asanas suaves como Cat and Cow poses esticar sua coluna vertebral, incluindo sua articulação sacroilíaca. A pose da equipe também é benéfica para a pélvis; pode parecer simples, já que você está sentado com as pernas esticadas à sua frente, mas o asana promove força nas costas e nos quadris. A postura de lótus é um alongamento para seus quadris e região pélvica, embora você possa precisar de modificações porque é difícil de realizar. Pode ser realizado até mesmo nos estágios finais da gravidez. A postura da árvore, que também pode ser realizada durante a gravidez, alonga a virilha e os quadris, promovendo equilíbrio e força nas pernas.