casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fumar e humor

O tabaco para fumar pode levar ao vício em nicotina. E como qualquer outro vício, o cérebro começa a reconhecer a nicotina como algo de que precisa. Privá-lo desta substância leva a uma reação intensa que é muitas vezes acompanhada por uma série de sintomas indesejáveis, incluindo mudanças extremas de humor.

Nicotina

A nicotina encontrada nos cigarros realmente afeta a maneira como o cérebro funciona. Ao inalar, esse alcalóide aumenta a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, nas vias de recompensa do cérebro, explica o Instituto Nacional de Abuso de Drogas. À medida que os níveis de dopamina aumentam, você sente prazer. Mas também é conhecido que estimular repetidamente esses caminhos também reforça comportamentos. Com o tempo, o cérebro adquire a necessidade da substância manter seus efeitos prazerosos, resultando em dependência.

Enquanto os níveis de droga atingem o pico em 10 segundos após a inalação do fumo do tabaco, a American Heart Association estima que a nicotina de um único cigarro pode durar até duas horas na corrente sanguínea. Isso é agravado pela dosagem múltipla comumente observada em fumantes, levando ao acúmulo de nicotina no sangue que pode durar de seis a oito horas após o último cigarro. É por essa razão que os sintomas de abstinência podem levar várias horas para se manifestar em algumas pessoas. Retirar o corpo da nicotina diminui a atividade da dopamina no cérebro, o que desencadeia um desejo pela substância. Se você deixar de suprir o corpo com o alcalóide, você começará a se retirar, às vezes em apenas duas horas. É neste momento que você manifesta sintomas de abstinência, como mudanças de humor.

Com um balanço de humor, você pode sentir-se repentinamente agitado ou impaciente. Você pode ficar irritado ou até mesmo irracional. Geralmente, sua reação não é apropriada para a situação em questão. Coisas que normalmente não te frustrariam, tornam-se agravantes. Uma vez que você fornece o corpo com nicotina, você retorna os níveis de dopamina no cérebro, levando a um estado mais relaxado ou despreocupado. A nicotina acalma os nervos e faz você se sentir melhor. De acordo com o National Institutes of Health, os sintomas de pico de abstinência de nicotina dois a três dias após o seu último cigarro. Após esse período, os desejos e outros sintomas geralmente diminuem e desaparecem quase completamente em algumas semanas. Se você é um fumante mais pesado, pode levar mais tempo para encontrar alívio.

Para ajudar a tratar a dependência da nicotina, vários medicamentos estão disponíveis. Alguns realmente substituem a nicotina, reduzindo lentamente a dose ao longo do tempo, enquanto outros minimizam os efeitos da nicotina, alterando os neurotransmissores no cérebro. Independentemente do tipo de medicação, todos ajudam a minimizar os desejos e outros sintomas associados à retirada da nicotina. Combinar qualquer um desses medicamentos com terapia comportamental dobra suas chances de parar, aconselha a Mayo Clinic.

, , ] ]