casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Narcolepsia e a dieta cetogênica

A narcolepsia é um distúrbio do sistema nervoso central associado à sonolência diurna, ataques de sono e falta de controle muscular. Medicamentos semelhantes à anfetamina, como o modafinil, geralmente controlam os sintomas da narcolepsia relacionados ao sono. No entanto, você pode desenvolver uma tolerância para esses medicamentos para que eles não trabalhem mais em doses anteriores. Pesquisas sugerem que dietas com poucos carboidratos ou cetogênicos podem ajudar a controlar a sonolência diurna e os ataques de sono.

Narcolepsia

A narcolepsia é uma doença crônica que resulta de um defeito nas células cerebrais que produzem hipocretina, um neurotransmissor que controla o sono. A condição pode surgir como resultado de uma doença auto-imune, uma doença em que o sistema imunológico trata as células cerebrais produtoras de hipocretina como invasoras estrangeiras. Outras causas incluem distúrbios psicológicos, como trauma ou estresse. Os sintomas mais comuns da narcolepsia são a sonolência diurna e os ataques do sono. Outros sintomas incluem padrões irregulares de sono noturno, falta de controle muscular, paralisia muscular e alucinações associadas ao adormecimento e ao despertar.

Tratamento padrão

A narcolepsia pode ser extremamente debilitante; Ele também pode levar a sérios acidentes se você adormecer ou perder o controle muscular enquanto estiver dirigindo ou descendo escadas. O risco de acidentes desaparece com o tratamento adequado. O tratamento padrão da narcolepsia consiste em uma combinação de estimulantes, como o modafinil, que pode mantê-lo acordado durante o dia e medicamentos antidepressivos que podem prevenir episódios de fraqueza ou paralisia muscular. Os estimulantes usados para tratar a narcolepsia geralmente não funcionam a longo prazo, porque você tende a se tornar tolerante com o tempo.

Dietas Cetogênicas

R.M. Wilders, MD, inventou a dieta cetogênica na década de 1920 como um remédio para crises epilépticas. A versão original da dieta cetogênica requer a restrição de carboidratos para 10 a 15 g por dia. A proteína deve ser mantida a 1 g por dia por quilograma de peso corporal; um quilograma é de cerca de 2,2 libras. Essa composição de nutrientes força o organismo a mudar do metabolismo da glicose para o da gordura, que tem um efeito estabilizador no cérebro. Dietas mais recentes, como a dieta de Atkins, são modificações da dieta cetogênica original, mas permitem uma ingestão ligeiramente maior de carboidratos e não requerem restrição de proteína. Ao contrário da dieta cetogênica original, eles são usados principalmente para perda de peso.

Uma dieta cetogênica e narcolepsia - De acordo com um estudo publicado na edição de junho de 2004 da "Neurology", uma dieta pobre em carboidratos pode aliviar os sintomas da narcolepsia. No estudo, nove pacientes seguiram a dieta de Atkins por oito semanas. Um paciente não conseguiu concluir o estudo. Os oito pacientes que completaram o estudo experimentaram significativamente menos sonolência diurna, menos ataques de sono e menos incidentes de paralisia do sono. Os pesquisadores sugerem que é possível que a baixa ingestão de glicose na dieta cetogênica tenha melhorado os sintomas da narcolepsia, ativando os neurônios que contêm hipocretina. , , ] ]