casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Dor Abdominal e Infecção do Trato Urinário

O trato urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Todas essas estruturas trabalham juntas em um esforço para remover os resíduos do corpo através da urina. O trato urinário é responsável por concentrar a urina, armazená-la e, eventualmente, eliminá-la do corpo. Uma infecção do trato urinário pode afetar qualquer uma dessas estruturas.

Causas

Infecções do trato urinário são causadas por organismos infecciosos que entram no corpo através da uretra, que é o tubo que transporta a urina da bexiga para o fora do corpo. Depois que os organismos entram com sucesso no corpo, eles podem viajar da uretra para qualquer uma das outras estruturas que compõem o trato urinário. Normalmente, o corpo impede a entrada de bactérias. Algumas condições, como diabetes, retenção urinária, pedras nos rins ou aumento da próstata podem tornar mais fácil para as bactérias invadirem o corpo.

As infecções do trato urinário são classificadas com base na área do trato urinário que está infectado. Uma infecção do trato urinário que ocorre na bexiga é chamada de cistite. Quando a uretra está infectada, ela é chamada de uretrite. O tipo mais comum de infecção do trato urinário é aquele que afeta a uretra e a bexiga. Os ureteres raramente são o local da infecção do trato urinário, de acordo com o MedlinePlus. Quando uma infecção do trato urinário afeta um ou ambos os rins, é chamada de pielonefrite. Este é o tipo mais grave de infecção.

Sintomas Um sintoma comum de uma infecção do trato urinário que ocorre na bexiga ou uretra é dor e cólicas na parte inferior do abdômen, bem como nas costas . A Central Nacional de Informações sobre Doenças Renais e Urológicas observa que as mulheres muitas vezes sentem uma pressão abdominal desconfortável, além da dor abdominal. Outros sintomas comuns incluem o desejo freqüente de urinar e dor e ardor durante a micção. Embora aqueles com infecção do trato urinário sintam vontade de urinar com frequência, eles apenas passam uma pequena quantidade de urina. A urina também pode ser turva, de cheiro forte e de cor escura. Se os rins são o local da infecção, podem aparecer sintomas adicionais, incluindo febre, calafrios, náuseas e vômitos.

Como a maioria das infecções do trato urinário é causada por bactérias, elas geralmente podem ser tratadas com sucesso com uma série de antibióticos. O MedlinePlus observa que os sintomas geralmente desaparecem dentro de alguns dias, mas é importante continuar tomando o medicamento até que ele tenha desaparecido para evitar que a infecção se repita. Se a dor abdominal e pélvica for grave, uma medicação para a dor também pode ser prescrita para aliviar os sintomas até que a infecção desapareça. Se a infecção é grave, antibióticos intravenosos podem ser necessários.

Prevenção

MayoClinic.com lista uma série de estratégias que podem ajudar a reduzir as chances de desenvolver uma infecção do trato urinário. Beber grandes quantidades de água pode expulsar o sistema urinário e impedir que as bactérias se multipliquem. Para as mulheres, limpar da frente para trás após uma evacuação pode reduzir o risco de espalhar bactérias do ânus para a vagina, reduzindo assim o risco de infecção bacteriana. Urinar diretamente antes e depois da relação sexual também pode ajudar a remover as bactérias da área e evitar empurrá-las para a uretra.