casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sintomas comuns de DST em homens

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estimam que quase 20 milhões de novos casos de doenças sexualmente transmissíveis, ou DSTs, são diagnosticados anualmente. Mas é um assunto que muitas pessoas têm vergonha de falar. As DSTs são causadas por organismos infecciosos que são transmitidos de uma pessoa para outra através do contato sexual e da troca de fluidos corporais. Os sintomas das DSTs nos homens variam, mas podem incluir secreção peniana, micção dolorosa ou lesões na pele. A identificação precoce dos sintomas de DST é importante para prevenir complicações a longo prazo e transmitir doenças sexualmente transmissíveis a outros.

Urinar dolorosa

A micção dolorosa é um sintoma comum das DST nos homens, particularmente com gonorréia e clamídia. Quando os organismos entram no pênis, eles podem infectar e irritar a uretra, que é o pequeno tubo que permite que a urina flua do corpo. Uma infecção uretral é chamada de uretrite. A uretrite não tratada pode levar à formação de cicatrizes e estreitamento da uretra, o que pode aumentar o risco de infecções na bexiga e nos rins.

A uretrite das doenças sexualmente transmissíveis, como gonorréia, clamídia ou trichomonas, pode causar um efeito leproso ou leitoso drenagem do pênis. Quando esta descarga é esfregada e testada no laboratório, a clamídia e a gonorréia são os culpados mais comuns identificados. Como essas duas doenças geralmente acontecem juntas, os médicos geralmente administram antibióticos para tratar ambas as infecções.

Lesões da pele

Algumas DSTs causam erupções cutâneas ou outros tipos de lesões de pele. O herpes genital pode causar aglomerados de bolhas dolorosas ao longo do pênis, nádegas ou ânus. Essas feridas podem persistir por semanas e recorrer periodicamente. Certas cepas do papilomavírus humano causam verrugas no pênis ou na área genital ou anal. Uma DST chamada cancróide causa úlceras dolorosas nos genitais. A sífilis apresenta-se primeiro como uma ferida pequena, firme e indolor nos genitais que cicatriza dentro de 2 meses. A sífilis não tratada progride para a próxima fase da doença com uma erupção vermelha que geralmente aparece nas palmas das mãos e solas dos pés, mas também pode afetar outras áreas do corpo.

Dor Testicular

Algumas DSTs podem viajar da uretra e infectar os órgãos do sistema reprodutivo de um homem, como o epidídimo e os testículos. O epidídimo fica no topo do testículo. Armazena e transporta espermatozóides. Os testículos são onde o espermatozóide e a testosterona são produzidos. Quando esses órgãos são infectados por uma DST, pode causar dor, coleta de fluidos ou inchaço em um ou ambos os testículos. Febre, náuseas e vômitos também podem ocorrer. Os outros linfonodos na virilha podem sinalizar uma DST, como sífilis ou cancróide. Eles se sentem como nódulos firmes sob a pele e podem ser sensíveis. Linfonodos inchados em outras áreas do corpo, juntamente com sintomas semelhantes aos da gripe - febre baixa, dores no corpo, dor de garganta e falta de energia - podem indicar infecção precoce pelo HIV. Sífilis não tratada pode eventualmente danificar os rins, fígado, sistema nervoso e coração. Os sintomas podem incluir dificuldade para caminhar, inchaço no corpo ou falta de ar.

Quando procurar um médico - Procure atendimento médico se estiver preocupado com uma DST. O diagnóstico e o tratamento precoces reduzem o risco de complicações e a potencial disseminação da doença para outras pessoas. , , ] ]