casa | | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | histerectomia |

Efeitos depois de ter uma histerectomia completa

A histerectomia total é uma cirurgia realizada em uma fêmea para remover todo o útero . A cirurgia pode ser realizada por via vaginal , abdominal ou por laparoscopia . A abordagem cirúrgica depende do indivíduo , e os efeitos colaterais após uma histerectomia completa variar. Alterações no equilíbrio hormonal

Se o paciente está na pré-menopausa , as mudanças no equilíbrio hormonal ocorrerá após uma histerectomia completa. Os ovários não são mais capazes de produzir hormônios.
Menopausa

O choque hormonal súbita após uma histerectomia completa pode causar um início de menopausa precoce. Isso é diferente de uma menopausa natural , já que os sintomas ( como ondas de calor ) são rápidos .
Fadiga

Mulheres que se submetem a uma histerectomia total são susceptíveis experimentar a fadiga imediatamente após a cirurgia. Esta fadiga pode durar por todo o processo de recuperação.
Osteoporose

A diminuição da densidade óssea e, portanto, um risco maior de desenvolver osteoporose após uma histerectomia completa é possível. Isto é atribuído à queda nos níveis de estrogênio após o procedimento, porque o estrogênio está associado ao cálcio nos ossos.
Efeitos sexuais

Algumas mulheres experimentam efeitos colaterais sexuais após uma histerectomia total , porque a vagina é reduzida e fechada num bolso . Algumas mulheres também acham que a lubrificação durante a excitação é diminuída ou eliminada completamente.