casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

O Jet Stream & Poluentes

Há muito tempo se sabe que as bandas de ventos fortes que circundam o globo no limite troposfera - estratosfera , conhecidos coletivamente como a corrente de jato , afetar de forma significativa a aviação eo clima . Talvez seja menos conhecido que a corrente de jato é também uma via de alta velocidade para os poluentes , feita pelo homem , bem como feitos à natureza, através e entre os continentes em movimento. Graças à corrente de jato , a Europa exporta sua poluição para a Ásia, China para os Estados Unidos e África do Sul para a Austrália e assim por diante. The Stream

As correntes de ar do movimento corrente de jato em até 275 quilômetros por hora de oeste para leste a cerca de 10 quilômetros acima do nível do solo em latitudes de cerca de 30 graus ( o jato subtropical ) e Jet de 50 a 60 graus ( o jato polar ). O fluxo de subidas e quedas de jato em altitude bem latitude, ele engrossa e se afina e se divide , desaparece e reaparece . A justaposição de massas de ar quentes e frias e rotação da Terra fornecer a energia que impulsiona a corrente de jato .
Da chaminé do Jet Stream

Tempo local sistemas , chamados de correias transportadoras quentes pelos meteorologistas , empurre poluentes liberados perto do nível do solo para a altitude do jato . Quando o movimento do ar quente mais leve é bloqueado por uma massa de ar frio denso , tende a subir ao longo da barreira de ar frio e , assim, ganhar altitude. Além disso, o ar ganha altura quando aquecido , por qualquer meio , como o sol bater no chão ou atividades humanas. Este processo é conhecido como aquecimento e transporte convectivo .
Da Ásia para os Estados Unidos
O jato transporta a poluição da China para a América do Norte.

O uso extensivo de carvão e das normas ambientais frouxas em fortemente industrializada China oriental, torná-lo uma fonte privilegiada de poluentes , levadas para o Pacífico Noroeste dos EUA pela corrente de jato . Modelos de pesquisa têm mostrado que o ozônio e monóxido de carbono na América do Norte é maioritariamente importado da China. Poluentes da Índia e da Indonésia também atingir a corrente de jato no oeste da costa do Pacífico , a partir de que ponto eles pegar uma carona para a América do Norte. O tempo de trânsito de poluentes provenientes da China para os EUA pode ser tão baixo quanto três dias, sob as condições climáticas adequadas.
Da Europa para o Ártico

Em parte por causa de frio temperaturas , correias transportadoras quentes não são tão proeminentes na Europa como na Ásia oriental. Consequentemente, a corrente de jato não é o único meio de transporte de poluentes para fora da Europa. Grande parte da poluição industrial da Europa deriva ao norte do Círculo Ártico, onde forma o que é conhecido como a névoa do Ártico . No entanto, a Ásia Central recebe alguma poluição Europeia através da corrente de jato .

Made Natureza Poluentes
O jato move poeira vulcânica entre continentes.

O jato transporta cinzas vulcânicas , poeira do deserto e cinzas de incêndios florestais entre os continentes .

Na primavera de 2010, o fluxo de transporte de cinzas jato de um vulcão islandês no espaço aéreo sobre os principais aeroportos da Europa Ocidental . Poeira do Saara

deserto da África foi detectada no norte da América do Sul e Caribe , e da China deserto de Gobi exportou poeira para a Coréia. Em 1998, os incêndios florestais na floresta boreal do Canadá causou uma névoa densa sobre a Alemanha .