casa | | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Geral Setor de Saúde |

Protocolo padrão para uma picada de agulha

As questões de segurança relativas picadas acidentais podem causar alarme e ansiedade para qualquer pessoa ferida por uma picada de agulha . Cuidados de saúde e programas governamentais têm dedicado uma enorme quantidade de financiamento e pesquisa para padronizar as precauções para evitar picadas de agulha , bem como o protocolo apropriado no caso de acidentes. Significado

Agentes patogênicos são microorganismos no sangue ou outros fluidos corporais que podem causar doenças e enfermidades. Os microrganismos são transmitidos através do contato com sangue contaminado e fluidos corporais. Picadas de agulha acidentais pode causar uma pessoa a entrar em contato com patógenos .
Possíveis Doenças

As doenças mais comuns da picada de agulha acidental são HIV (vírus da imunodeficiência humana) , VHB ( o vírus da hepatite B ) e HCV ( vírus da hepatite C ) . HIV é o vírus que causa a AIDS ( síndrome da imunodeficiência adquirida ), a fase final e fatal da doença pelo HIV . No entanto, muitas pessoas vivem com o vírus HIV durante anos sem desenvolver AIDS. Hepatite afeta a função hepática e também pode ser fatal.
Riscos Profissionais

profissionais de saúde --- incluindo médicos e enfermeiros , técnicos de laboratório , pessoal de resposta a emergências e zeladores --- ter um dos maiores riscos de carreira para os acidentes com agulhas . Deveres , como a retirada de sangue , administração de medicamentos, realização de cirurgia , exames de sangue ou de tecido amostras e limpeza após estes procedimentos podem levar a um acidente de agulhas varas de trabalho.
Protocolo

Se você está preso por uma agulha ou outro objeto pontiagudo ou tirar sangue ou outros materiais potencialmente infecciosos em seus olhos, nariz , boca ou em pele , inundar imediatamente a área exposta com água e limpar qualquer ferida com água e sabão ou um desinfectante da pele , se disponível. Relatar o incidente ao seu empregador e procurar atendimento médico imediato . Muitos empregadores têm um manual de procedimentos para os passos a seguir para garantir que todas as medidas de redução de risco são abordados.
Pós-exposição Exame

Durante a primeira visita a um médico após uma picada de agulha , o sangue será desenhado para realizar um teste de linha de base , que verifica a existência de qualquer vírus ou anticorpos suspeitos. Sangue adicional empates tomadas a cada 6 semanas , 12 semanas e 6 meses após o check- exposição para a atividade de qualquer vírus . Alargada HIV seguimento ( tipicamente 12 meses) é recomendado para os profissionais infectados com o HCV após a exposição a uma fonte de co -infectados com HIV e HCV . Teste de HIV deve ser realizado em qualquer pessoa exposta que tem uma doença compatível com uma síndrome retroviral aguda, independentemente do intervalo desde a exposição .
Medicamentos

PEP é um acrônimo para a profilaxia pós-exposição, os medicamentos prescritos para indivíduos que tiveram uma picada de agulha e estão em busca de tratamento , enquanto espera os resultados dos vários exames de sangue. O PEP prescrito para exposição ao HIV é conhecido como uma droga anti-retroviral. O PEP para o HBV é a imunoglobulina da hepatite B ea vacina contra hepatite . É raro usar medicamentos anti-retrovirais para o HBV ou HCV exposição .