casa | | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Geral Setor de Saúde |

Como é o som produzido na ultra-sonografia

? Tecnologia de ultra-som salva vidas , mas para a maioria de nós, a forma como ele funciona ainda é um mistério . O processo deve ter algo a ver com as ondas de som (que é chamado de ultra-som , afinal) , mas para aqueles de vocês que caíram física antes de o professor pode começar a terceira lei do movimento de Newton , o resto pode parecer melhor inexplicável . Você vai descobrir que a magia da ultra-sonografia é realmente muito mais simples do que você poderia esperar. Geração de Sinais

Graças a um pequeno efeito subestimado chamado piezeletricidade , alguns cristais se tornam eletricamente carregado quando colocado sob pressão. Alguns exemplos de tais cristais são de quartzo , e o titanato de bário . No caso da ecografia médica , o cristal piezoeléctrico sujeita a pressão é tipicamente titanato zirconato de chumbo - usado no dispositivo ligado ao varinha que desliza contra o corpo durante um exame de ultra-som . Devido a todas as pressões a que a ligação está a ser submetido , ele responde com uma vibração mecânica . Este é o primeiro sinal gerado no processo de ultra-sonografia.
Transdução

Essa vibração mecânica precisa ser traduzida para uma linguagem que pode ser comunicada através do corpo, e que linguagem é a linguagem do som. A varinha deslizamento ao longo de um corpo serve como o tradutor , ou o transdutor , e a sua função é converter as vibrações em ondas de som de alta frequência extremamente , dentro do intervalo de 1 a 20 MHz . Essas ondas sonoras , em seguida, fazer o seu caminho através do corpo , criando ecos quando atingem estruturas sólidas , como fetos ou cálculos biliares.
Recepção

O mesmo dispositivo que transduz o sinal elétrico original em ondas de ultra-som também passa a ser o dispositivo que é capaz de receber o sinal quando ele volta para ele. As ondas sonoras que viajaram através do corpo , tendo sido refletida de volta , agora está pronto para ser interpretado pelo transdutor e traduzido de volta em sinais elétricos .
Imagem

estes sinais elétricos são então enviados para um computador, que é projetado para traduzi-los em imagens na tela para ser lido pelo técnico de ultra-som . Essas imagens oferecem uma representação visual do corpo interno com base em quão forte e alto como os sinais sonoros foram retornando , assim como a rapidez com que os sinais retornou do corpo do paciente para o transdutor .
Uso

ultra-sonografia é amplamente utilizado para fins de diagnóstico , devido à sua natureza não-invasivo . Ao contrário de outras ferramentas de diagnóstico , como raios-X ou tomógrafos , ultra-som não expõe o corpo a radiações perigosas, tornando-se uma alternativa muito mais segura quando outros testes de diagnóstico não são necessárias. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA , é rotineiramente usado para imagens fetal , bem como o diagnóstico da osteoporose , ecocardiologia , a imagem do fluxo sanguíneo e até mesmo biópsia guiada por ultra-som.