A Lei Trabalhista da República Popular da China entrou em vigor em 1º de janeiro de 1995. Regula a relação entre empregadores e empregados chineses. Governos locais podem implementar medidas específicas, mas se contradizerem a Lei Trabalhista geral, são considerados nulos.
Trabalhadores têm direito legal a: escolher ocupação, obter emprego em igualdade de condições, receber pagamento, recorrer a disputas trabalhistas, descansos e feriados, treinamento de habilidades, segurança e saneamento, benefícios de bem-estar e seguro social.
Proibida contratação de menores de 16 anos. Trabalhadores entre 16 e 18 anos não devem realizar trabalho fisicamente exigente ou perigoso. Mães têm direito a até 90 dias de licença maternidade.
Artigo 7 garante direito de organizar e participar de sindicatos no local de trabalho. Sindicatos devem salvaguardar interesses e direitos legítimos dos trabalhadores representados.
Empregador deve elaborar contrato escrito descrevendo a relação empregatícia segundo princípios de voluntariedade, igualdade e consentimento mútuo. Contratos típicos incluem: descrição do cargo, duração, condições de trabalho, remuneração, condições de rescisão e comportamentos que configuram quebra de contrato.