casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde das mulheres |

Os Efeitos da Radiação Ionizante em Feminino Reprodutividade

A exposição a radiação ionizante pode ocorrer na natureza, no local de trabalho ou durante os tratamentos médicos. A radiação provém de materiais radioativos , como tubos de raios - x , raios ultravioleta de alta freqüência e gama e aceleradores de partículas . Por causa de seus muitos usos na construção civil, medicina e pesquisa , a exposição à radiação ionizante é uma ocorrência comum . Se usado de forma inadequada , radiação ionizante é um perigo para a saúde , em especial sobre o sistema reprodutor feminino. Background Fotografia de

A maioria das evidências indica que as mulheres expostas à radiação ionizante pode sofrer efeitos reprodutivos adversos. Radiação está presente em muitos locais de trabalho e em tratamentos médicos , como a terapia do câncer. Os profissionais de saúde , trabalhadores atômicas e pessoal dentários são muitas vezes expostos a radiação ionizante no local de trabalho . Outras fontes de exposição incluem raios-x e tratamentos de radiação usadas para matar células cancerosas e tratamento de tumores . Raios-X e raios gama pode causar infertilidade , aborto espontâneo, baixo peso ao nascer e transtornos do desenvolvimento de mulheres e crianças . As conseqüências da exposição a longo prazo incluem infertilidade, distúrbios menstruais , abortos espontâneos , defeitos de nascença e câncer infantil.
Antes da concepção

exposição à radiação ionizante pode diminuir o desejo sexual . Ele também pode danificar os ovos ou esperma por mutações que produzem , ou alterações , no material genético de óvulos e espermatozóides . Estas mutações , que podem ser hereditárias, pode resultar em defeitos de nascimento, morte fetal ou aborto espontâneo. Os últimos resultados quando os efeitos prejudiciais são tão graves que o feto não pode viver. O dano causado por células germinativas radiação pode fazer conceber crianças difíceis ou impossíveis . Enquanto algumas mutações têm pouco efeito visível , as mudanças são permanentes e podem ser passadas para o futuro prole. Eles também podem causar doenças , incluindo o cancro , em órgãos reprodutivos . Todos estes efeitos podem resultar em dificuldade em conceber.
Durante a gravidez

Os níveis de radiação pode ter efeitos graves sobre o desenvolvimento de embriões . Um feto pode ser prejudicado pela radiação durante qualquer ponto da gravidez , embora os efeitos da exposição variar em diferentes momentos . A exposição prolongada à radiação pela mãe pode causar baixo peso ao nascer e defeitos congênitos no bebê . Os defeitos congênitos podem incluir anormalidades físicas e problemas de comportamento ou de aprendizagem. Distúrbios de desenvolvimento podem incluir retardo mental.
Resumo

Mulheres em idade fértil devem conversar com seus médicos sobre a possibilidade de efeitos reprodutivos , antes de sofrer qualquer exposição à radiação intencional ou tratamento do câncer. Mulheres preocupadas com a exposição de seus filhos nascituros à radiação de raios-x, fluoroscopia ou radioterapia deve consultar com um físico médico para determinar o nível de exposição. Enquanto alguns processos terapêuticos envolvem níveis elevados de radiação , a maioria dos exames de rotina de raios - x expor a criança do sexo feminino ou por nascer para menos de 5 reais , um nível de radiação que não deve aumentar o risco de complicações . De acordo com respostas de radiação , problemas reprodutivos resultar de doses de radiação de mais de 10 a 20 reais .