casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | planejamento familiar |

Vs. canhota Destro no Twins

Houve um longo debate sobre se a lateralidade é uma característica genética ou induzida por ambiente . A investigação científica tem vindo a apoiar ambos os lados do argumento. Os estudos realizados sobre as preferências de mão de gêmeos idênticos e fraternais são importantes na formulação das principais teorias sobre a lateralidade . Os gêmeos são cobaias ideais para determinar a genética contra contribuições ambientais em traços específicos, como lateralidade . O argumento genética

Muitos argumentam que a lateralidade é determinada geneticamente , pois a preferência da mão de uma criança se correlaciona com a preferência da mão dos pais. Um estudo realizado pela DC Rife publicado pela Universidade do Estado de Ohio mostrou 92 por cento das crianças estão com a mão direita , se ambos os pais são destros . Quarenta a 50 por cento das crianças são canhotos se ambos os pais são canhotos , de acordo com Dr. Robert Needleman , em um artigo sobre DrSpock.com . Quando há um pai destro e um canhoto pai , cerca de 80 por cento de seus filhos é destro . Estes dados indicam uma tendência genética para destros , e que destros podem ser controlados por um genótipo específico - aqueles sem os genótipo destros parecem ter uma probabilidade mais aleatório para qualquer preferência. Assim, os estudos fazem um forte argumento para a lateralidade ser um traço genético . No entanto, isso não exclui a possibilidade de lateralidade sendo aprendido .
Twins ea população em geral

Os gêmeos são mais propensos a serem canhotos do que a população em geral , de acordo com um estudo publicado na revista " Genetics comportamento". Isto sugere uma ligação genética para a preferência de lado, uma vez que os gêmeos compartilham tudo ou metade dos mesmos genes. Assim, a pesquisa com gêmeos pode fornecer respostas sobre a relação entre genética e lateralidade . Se lateralidade foram inteiramente determinada geneticamente , você seria capaz de fazer certas previsões sobre gêmeos : Você esperaria que os gêmeos idênticos sempre ter a mesma preferência de mão. E os gêmeos fraternos iria mostrar a mesma distribuição de mesmo lateralidade como outros irmãos. No entanto , as estatísticas de pesquisa científica não confirmaram estas previsões .
Gêmeos idênticos e fraternais

Estatísticas relativas a lateralidade de gêmeos idênticos e fraternais sugerem que não há genética contribuição para a lateralidade . Cerca de 21 por cento dos gêmeos idênticos não têm a mesma preferência lado, de acordo com o estudo da Universidade de Ohio . Apenas 3,4 por cento dos gêmeos idênticos eram ambos canhotos , enquanto 76 por cento eram tanto com a mão direita , de acordo com estudo de Rife . Isso deixa mais de 20 por cento dos gêmeos idênticos com lateralidade diferente. Gêmeos fraternos mostrou resultados semelhantes aos gêmeos idênticos. Isso desafia o argumento genético para a preferência da mão .
Cerebral Assimetria

A assimetria cerebral refere-se à existência de diferenças entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo . O hemisfério dominante em uma pessoa é o lado maior e mais ativa do seu cérebro . Um hemisfério esquerdo dominante é acreditado para induzir destros . Pares de gêmeos canhotos pode faltar um genótipo que faz com que um hemisfério esquerdo dominante e uma preferência destro , de acordo com um estudo publicado pela revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências . Portanto , a assimetria cerebral pode fornecer um link para causas genéticas de lateralidade .
Testosterona Teoria

Os cientistas sugerem que a exposição pré-natal à testosterona podem aumentar as chances de ser canhoto . Se este fosse o caso, então as mulheres com um gêmeo masculino teriam uma chance maior de ser canhoto , porque a testosterona é pensado para passar entre gêmeos dentro do útero. Além disso, homens com um gêmeo masculino seria canhoto mais freqüentemente do que os homens com um irmão gêmeo do sexo feminino. No entanto, um estudo publicado pelo " NeuroReport " não confirmou estas previsões , portanto, desafiando a teoria de testosterona.