casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios |

Respiração celular em plantas

A respiração não é apenas um processo para animais. Plantas consumir oxigénio e libertam dióxido de carbono da mesma maneira que os seres humanos e outros animais . O seu crescimento , manutenção e reprodução dependem de respiração como um modo de quebrar as moléculas produzidas durante a fotossíntese e utilizá-los para a energia . Respiração celular

As plantas usam a respiração para converter a energia em moléculas de glicose produzidos durante a fotossíntese em moléculas contendo energia utilizáveis. O processo consome glicose e oxigênio , o mesmo que faz a respiração em animais e produz energia , dióxido de carbono e água.
Glicólise

glicólise é o primeiro processo de respiração celular . Ela ocorre no citoplasma da célula vegetal , o espaço livre cheio de fluido dentro do corpo celular . Durante a glicólise , glicose produzida durante a fotossíntese e libertado para o citoplasma é decomposta em moléculas de ácido , libertando uma pequena quantidade de energia no processo , armazenada em moléculas . O oxigênio não está envolvida na glicólise , tornando-se um processo anaeróbio .
Ciclo de Krebs

ciclo de Krebs , também chamado ciclo do ácido cítrico , converte o ácido produzido durante a glicólise a moléculas de energia . Este processo ocorre na mitocôndria da célula, uma organela que contém camadas de membranas dobradas ao longo de muitas vezes. Estas membranas são chamados de cristas. Eles são equipados com enzimas que podem remover a energia na forma de elétrons das moléculas de energia produzidos durante a respiração . O Ciclo de Krebs também produz dióxido de carbono como um produto residual .
Corrente de transporte

As enzimas contidas ao longo do cristas das mitocôndrias , juntamente com moléculas de pigmentos formam o transporte de elétrons cadeia . Como moléculas de energia passa através de uma série destas enzimas e pigmentos , os electrões são removidos e usados ​​para passar as moléculas de hidrogénio , extraídos a partir das moléculas de energia , através da membrana para a secção exterior das mitocôndrias . O oxigénio é um componente fundamental neste processo . É responsável pela remoção de elétrons da cadeia para que eles possam fornecer energia para a planta. Os electrões são , eventualmente, transmitida ao longo da cadeia e utilizada para formar uma nova molécula de energia que é adequado para o armazenamento de energia . Títulos de oxigênio com o hidrogênio bombeados através da membrana e as formas de água.
Quimiosmose

A produção de moléculas de armazenamento de energia é feita através de um processo chamado quimiosmose . Isto ocorre à medida que o hidrogénio é movido através da membrana mitocondrial para o compartimento exterior , no final da cadeia de transporte de electrões . A acumulação de hidrogénio carregada positivamente no interior da membrana cria uma carga desproporcionada de um lado . Como resultado , o hidrogénio é transferido para a secção mais negativamente carregada exterior da mitocôndria , libertando a sua energia à medida que passa . Esta energia é então usada para produzir as moléculas que contêm energia.
Fermentação

Respiração ainda pode ter lugar sem oxigênio. Este processo é chamado de fermentação anaeróbia e começa com a glicólise . Uma vez que nenhum oxigénio está envolvido na glicólise , o processo ainda produz ácido em condições anaeróbicas . Durante a fermentação , a glicólise ocorre nas células de levedura , em que o ácido produzido é convertido em álcool etílico . As células de levedura contêm enzimas especializadas que são capazes de realizar essa conversão. A fermentação produz moléculas de armazenamento de energia e dióxido de carbono. Pão e álcool são ambos produzidos com fermentação.