casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | esclerose Múltipla |

Os sintomas cognitivos de MS

A esclerose múltipla ( EM) é mais freqüentemente reconhecida pela sua incapacidade física , como perturbações da marcha , sensação prejudicada, intolerância ao calor e neurite óptica . No entanto, a disfunção cognitiva associada a MS pode muitas vezes ser mais debilitante e prejudicial ao bem -estar de uma pessoa. MS pacientes com disfunção cognitiva muitas vezes experimentam dificuldades com emprego, família e relacionamentos e atividades da vida diária sociais. O que é a EM?

MS é uma doença auto-imune que afeta o sistema nervoso central ( SNC). Imunitário ataca o sistema de mielina do corpo, substitui por tecido endurecido e cria lesões . Mielina , um tipo de substância branca no SNC , actua como um isolante e forma uma camada protectora , chamado a bainha de mielina , em torno dos axónios do SNC . Em MS , a destruição da mielina e as lesões resultantes interferir na comunicação dentro do sistema nervoso central, causando uma variedade de efeitos colaterais devastadores .
Variabilidade dos sintomas cognitivos

Apenas como os sintomas físicos , os sintomas cognitivos de MS e sua gravidade são muito variáveis ​​, imprevisível e pode variar de pessoa para pessoa. Estes sintomas podem ser os primeiros sintomas que uma pessoa experimenta , mas mais frequentemente ocorrem em estágios mais avançados da doença. Os sintomas de disfunção cognitiva geralmente aparecem gradualmente e raramente melhoram significativamente após o seu aparecimento . Os sintomas cognitivos pode ser permanente ou pode aumentar e diminuir .
Disfunção da memória

disfunção da memória , o sintoma mais comum cognitiva em MS , envolve dificuldades com a recordação livre dos recentes acontecimentos ou material recém- aprendido. Apesar de um paciente MS tem dificuldade com recall, a doença não afeta a capacidade da pessoa se lembrar de eventos e materiais recém - aprendido. A pessoa é simplesmente mais lento em recordar eventos recentes ou material recém- aprendido.
Não Fluência Verbal

MS não afeta habilidades de conversação em geral, inteligência ou memória de longo prazo . Ao mesmo tempo , a disfunção fluência verbal é um sintoma comum em pacientes com esclerose múltipla e geralmente envolve a recordação livre desacelerou de palavras que descrevem conceitos. Uma pessoa pode ter a palavra " na ponta da língua ", mas têm dificuldade em encontrar a palavra para expressar uma idéia ou conceito . MS normalmente não afeta a recordação das palavras nomeando objetos.
Cognitiva Fadiga

Enquanto o sintoma físico mais comum de MS é a fadiga , cansaço também apresenta cognitivamente . MS pacientes pneu mais rapidamente durante as atividades de resolução de problemas ou de planejamento , e isso é chamado de fadiga cognitiva. Isso faz com que a dificuldade com a resolução de problemas e planejamento.
Tratamento

Atualmente, MS não tem cura, eo tratamento pode ser difícil. A intervenção precoce pode reduzir ou retardar o número, a frequência ea gravidade dos surtos . O tratamento geralmente envolve a medicação , que pode causar efeitos secundários indesejáveis ​​ou intoleráveis ​​e tem sido largamente inferior a eficaz no tratamento da disfunção cognitiva . Uma abordagem multi- disciplinar pode revelar-se especialmente útil em pacientes com moderada a disfunção cognitiva significativa .
Abordagem Multi- discplinary

Uma abordagem multi- disciplinar , envolvendo neuropsicólogos , o discurso e fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais , tem demonstrado eficácia no tratamento da disfunção cognitiva associada com MS . Reciclagem Cognitiva usa treinos repetitivos e estimulação mental para melhorar a cognição e estratégias compensatórias empregar habilidades de organização e métodos de enfrentamento para melhorar as actividades da vida diária. Atividade , organização e rotina , como fazer listas, usando um planejador e manter um cronograma, pode compensar déficits cognitivos . Os problemas cognitivos podem ser mais efetivamente minimizados se o paciente está disposto a enfrentar e gerir construtivamente déficits cognitivos .