casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário |

Complicações ciclosporina

A ciclosporina é um medicamento que inibe o sistema imunológico . A droga reduz o risco de rejeição de órgãos em doentes transplantados . É também utilizado para o tratamento de doenças auto -imunes , tais como a colite ulcerosa , psoríase e artrite reumatóide . A droga pode deixar o corpo vulnerável a infecções oportunistas ou de certos tipos de câncer , inibindo a capacidade natural do corpo para combater a doença. Complicações ciclosporina incluem pressão alta, danos nos rins e neurotoxicidade. Infecções Oportunistas
É mais fácil contrair pneumonia bacteriana durante o tratamento com ciclosporina . Os doentes a tomar ciclosporina

correm mais risco de desenvolver infecções virais, fúngicas , infecções parasitárias ou bacterianas , incluindo septicemia , citomegalovírus, infecções do trato urinário e pneumonia.
linfoma e câncer de pele
usuários de ciclosporina estão em maior risco de desenvolver câncer de pele dos raios UV .

Sua chance de contrair câncer de pele ou linfoma (câncer do sistema imunológico ) é maior se você tomar ciclosporina em combinação com outras drogas que também suprimem a função imunológica, ou se você está passando por quimioterapia ou têm algum tipo de câncer.

Informe o seu médico se estiver a tomar o medicamento de quimioterapia com metotrexato , ou se você já teve um transplante de órgão e foram prescritos medicamentos anti-rejeição , como o tacrolimus, azatioprina ou sirolimus .

Aqueles em radioterapia do câncer ou em UV-A ou UV- B terapia de luz para vitiligo, psoríase ou eczema, deve informar o seu médico uma vez que a ciclosporina aumenta a sensibilidade da pele para essas formas de raios de luz . Usuários de ciclosporina devem limitar a sua exposição ao sol. Aplicar protetor solar para áreas da pele não coberta pela roupa . Use óculos de sol durante o dia.

Indivíduos que têm uma história de telhas ( herpes zoster ) ou catapora ( varicela- zoster ) não deve tomar a ciclosporina . A ciclosporina inibe a capacidade do organismo de combater essas doenças.
Hipertensão
Ciclosporina usuários risco desenvolver hipertensão.

Uma revisão canadense de testes médicos examinaram o uso da ciclosporina em comparação ao uso de placebo , e descobriram que a hipertensão em pacientes aumentou de uma " magnitude global de 7 mmHg ", em pacientes que receberam ciclosporina .

O estudo indicou que a pressão sanguínea aumentou mais elevada, juntamente com as doses mais elevadas do medicamento , com " um aumento médio da pressão arterial média que varia de 5 mmHg, com doses baixas de 11 mmHg, com elevadas doses de ciclosporina . Este aumento é de importância clínica e sugere que devem prescritor tentar encontrar a menor dose eficaz em todos os pacientes em terapia crônica. "
Kidney Damage

pacientes que tomam sulfonamidas ou medicamentos anti- inflamatórios não-esteróides não deve tomar ciclosporina , uma vez que podem levar a danos no rim . Níveis de creatinina elevados também são encontrados em doentes a tomar ciclosporina . Isso é indicativo de disfunção renal ou fracasso.
Neurotoxicidade em Crianças
problemas neurológicos podem ocorrer em crianças que receberam ciclosporina durante o transplante de células-tronco .

crianças podem desenvolver danos no sistema nervoso , ou " neurotoxicidade ", enquanto está a ser tratado com ciclosporina durante o transplante de medula óssea . Os sintomas podem incluir dores de cabeça, convulsões , alucinações, ou aumentos perigosos de pressão cerebral. A neurotoxicidade pode levar à morte da criança .

Uma vez que a droga é retirada , as crianças costumam voltar para a função neurológica normal, mas os efeitos nefastos a longo prazo podem ocorrer, tais como leituras anormais de EEG ou epilepsia .