casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doença |

MRI Contrastes & Segurança

A ressonância magnética ( MRI) refere-se a exames médicos não-invasivos que utilizam ímãs para tirar fotos do corpo. Alguns exames de ressonância magnética requer a injeção de um corante de contraste , o que gera imagens mais nítidas. Corante de contraste MRI é feito de gadolínio e é seguro para a maioria das pessoas . Características

gadolínio é um íon de metal que é aprovado pelo FDA como um agente de contraste para IRM . Gadolínio é paramagnética , que significa que ele age de forma diferente dentro de um campo magnético , como o campo magnético criado em uma ressonância magnética .

Preocupações

Pacientes com insuficiência renal ou disfunção renal podem ter um risco aumentado de desenvolvimento de fibrose sistémica nefrogénica após receberem corante de contraste à base de gadolínio , de acordo com a FDA . A fibrose nefrogênica sistêmica envolve o espessamento da pele , impedindo a mobilidade e, eventualmente, causar a morte . Pacientes com doença renal deve perguntar se exames de ressonância magnética que envolvem contraste são medicamente essencial.
Aviso

Contacte o seu médico se tiver inchaço , pele avermelhada ou prurido , rigidez articular ou dor , fraqueza muscular, ou pontos levantados sobre os olhos depois de ter uma ressonância magnética que usou corante de contraste . Estes sintomas podem indicar o desenvolvimento de fibrose sistêmica nefrogênica .