casa | | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de próstata |

Teste de PSA Após Tratamento do Câncer

teste de PSA , ou teste de antígeno específico da próstata , é um procedimento projetado para detectar uma proteína no sangue ligada à possível presença de câncer de próstata. Ele é mais normalmente usado como uma ferramenta de triagem diagnóstica em indivíduos presumivelmente saudáveis. No entanto , o teste de PSA também é realizada em indivíduos que foram submetidos a tratamento de câncer. Neste contexto , é utilizado para detectar uma possível recorrência do cancro inicial. Diretrizes Básicas Teste

Se você tem sofrido tratamento para câncer de próstata, seu oncologista ( especialista em câncer ) irá monitorar seus níveis de PSA como parte de exames regulares de acompanhamento . De acordo com a American Cancer Society, se o seu tratamento envolveu a cirurgia ( prostatectomia ) , a quantidade de PSA no sangue , normalmente tornam-se indetectáveis ​​dentro de dois ou três meses. Se você foi tratado com radioterapia , os seus níveis de PSA irá diminuir gradualmente ao longo de um período prolongado , que pode durar dois anos ou mais . Em alguns indivíduos, os níveis de PSA sobem consideravelmente após tratamento com radiação antes redução global começa.
Interpretando os resultados de PSA

Seu oncologista normalmente irá pedir um exame de PSA a cada poucos meses após a sua tratamento . Há sempre uma chance de que seus níveis de PSA aparecerá elevada durante um desses procedimentos. Enquanto tal ocorrência pode solicitar seu oncologista para realizar um acompanhamento mais próximo , uma elevação isolada no PSA não é necessariamente motivo de preocupação. Isto é verdadeiro para várias razões . Em primeiro lugar, os métodos de teste modernos permitem que os médicos a monitorar PSA mesmo quando ela está presente em quantidades que são pequenos o suficiente para ser potencialmente clinicamente insignificante. Em segundo lugar, alguma flutuação menor nos níveis de PSA é de se esperar quando se utilizam tais técnicas de detecção extensas. Além disso , o teste de PSA , por vezes, produz " falsos positivos" os resultados que indicam níveis elevados da proteína quando tal elevação não está realmente presente .

No entanto, se os seus níveis de PSA mostram uma tendência geral crescente ao longo do tempo , seu oncologista pode decidir que a continuação do tratamento do câncer é necessário. No rescaldo da cirurgia , ele também pode fazer essa determinação se os seus níveis de PSA nunca se tornar indetectável. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , os fatores adicionais no processo de tomada de decisão do seu oncologista irá incluir achados anormais em uma biópsia da próstata , exame de toque retal ou a tomografia computadorizada ( TC) .
Siga - até tratamentos

Se os seus níveis de PSA estão subindo lentamente --- definido como a duplicação da PSA ao longo de um período superior a um ano --- seu oncologista pode optar por tratá-lo com um curso de radioterapia . Alternativamente, se for idoso ou experimentar outra doença grave , ele pode simplesmente optar por ver os seus sintomas mais de perto. Se os seus níveis de PSA estão subindo rapidamente --- definido como a duplicação da PSA em três meses ou menos --- terapia hormonal , que envolve a interrupção química da capacidade do seu corpo a produzir testosterona e diidrotestosterona , é uma opção de tratamento principal. Você também pode receber um ensaio clínico de quimioterapia. Se os seus níveis de PSA estão a aumentar a um ritmo moderado , você provavelmente vai ser tratado com radioterapia, que em alguns casos pode ser combinada com a terapia hormonal . Consulte o seu médico oncologista para mais detalhes sobre possíveis abordagens de tratamento .