casa | | Informação em Saúde >  | câncer | outros tipos de câncer |

Gastrointestinal Oncology

Gastrointestinal oncologia descreve o campo da medicina voltada para o estudo e tratamento de cânceres do trato gastrointestinal ( GI) ou sistema digestivo. De acordo com o National Cancer Institute , os tumores podem ser originários de um número de órgãos e de tecidos ao longo do trato gastrointestinal , incluindo : esófago , estômago , vesícula biliar , fígado , pâncreas , cólon , apêndice , recto e ânus . Enquanto o curso da doença e o prognóstico para cada um destes cancros é diferente , eles partilham muitos elementos comuns . Fatores de Risco

Embora não existam causas definitivas de cânceres do sistema digestivo , existem uma série de fatores que vão aumentar o risco de uma pessoa desenvolver -los. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , alguns fatores de risco são comuns a todos os cânceres gastrointestinais , tais como: tabagismo, consumo excessivo de álcool , obesidade, falta de exercício e má alimentação . Outros fatores de risco podem afetar o risco de um indivíduo apenas para certos tipos de cânceres gastrointestinais , tais como hepatite aumenta o risco de câncer de fígado e diabetes aumenta o risco de desenvolver câncer de pâncreas .

Sintomas

Há uma série de sintomas que são compartilhados entre os cânceres gastrointestinais , tais como: dor abdominal , náuseas, vômitos , diarréia, constipação , perda de peso inexplicada, vomitando sangue e com sangue nas fezes . Fadiga, fraqueza e icterícia também são comumente relatados em indivíduos que têm câncer de fígado e pâncreas , de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

Tratamentos

Como com a maioria dos tipos de cancro , existem três opções gerais de tratamento : a cirurgia , quimioterapia e radiação . A cirurgia envolve a remoção do tumor e algum tecido circundante e, em alguns casos , pode ser necessário para remover grandes partes do órgão , tais como o fígado ou o cólon . No caso de o cancro do fígado , o transplante de fígado pode ser uma opção , se um paciente for suficientemente saudáveis ​​e um doador adequado pode ser encontrado . A quimioterapia é a administração de drogas destinadas a matar as células cancerosas e impedir que se espalhe para outras áreas do corpo . A radioterapia mata as células cancerosas , direcionando radiação de alta energia no tumor. Na maioria das vezes , uma combinação dessas opções será utilizada para aumentar as chances de erradicar o tumor , de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.
Efeitos colaterais

Cada opção de tratamento tem sua própria lista de acompanhamento de efeitos colaterais ; ajudar a gerir estes estarão disponíveis a partir de um oncologista gastrointestinal , como parte do plano global de tratamento . Efeitos colaterais comuns da quimioterapia incluem: náuseas, vômitos, diarréia, fadiga, febre, dor de cabeça e perda de cabelo. Perfil de efeitos colaterais da radioterapia inclui náuseas , vômitos, diarréia e irritações da pele no local da radiação , de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Os pacientes que tiveram a cirurgia será cansado e propenso a infecções, muitas vezes necessitando de internação hospitalar.
Nutrição

Satisfazer as necessidades nutricionais é uma preocupação constante para os pacientes com câncer do sistema digestivo . Muitas vezes, os sintomas desses tumores incluem perda de apetite e sensação de saciedade , e os efeitos colaterais do tratamento também fará também com que uma pessoa não sentir vontade de comer . É , no entanto, essencial que os pacientes de assegurar a ingestão adequada de calorias para controlar a perda de peso , tanto durante como após o tratamento , a fim de promover a cura . Cuidados de acompanhamento contínuo com um oncologista GI irá incluir um foco em nutrição, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer .