casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

O que são polímeros lipídicos?

O que cera de vela, hormônios esteróides e manteiga têm em comum? Eles são todos compostos de biomoléculas chamadas lipídios. Pequenos blocos de construção de lipídios empilhados juntos formam polímeros lipídicos - estruturas maiores e mais complexas. Lipídios desempenham um papel importante na saúde humana e devem ser incluídos em uma dieta saudável. Consulte o seu médico ou nutricionista para encontrar maneiras de incluir gordura em sua dieta nutritiva.

Lipídios

Lipídios são biomoléculas que são insolúveis em água e desempenham um papel essencial na biologia humana e fisiologia. Os lipídios fornecem ao corpo uma reserva de energia que pode suportar as funções do corpo por cerca de 30 a 40 dias sem comida, desde que a água esteja disponível. Os lipídios formam membranas celulares, isolam o corpo do frio, amortecem e protegem os órgãos contra lesões, impedem que a pele seque e estão envolvidos na regulação hormonal de vários sistemas do corpo.

Monômeros e Polímeros

Imagine um colar com contas amarradas juntas em um fio de fita. Na natureza, as "contas" individuais são pequenas moléculas unidas para formar uma estrutura maior e mais complexa chamada polímero. Por exemplo, o amido é composto por pequenos monómeros de glucose polimerizados. Ao contrário dos aminoácidos, carboidratos e ácidos nucléicos, os lipídios não formam grandes polímeros. Ao contrário dos carboidratos, que geralmente consistem em centenas de monossacarídeos unidos, os polímeros lipídicos geralmente têm apenas alguns monômeros de comprimento.

Tipos de Lipídeos

Existem várias classes de lipídios, incluindo esteróides, gorduras, ceras e fosfolipídios. Os esteróides são precursores dos hormônios sexuais e mantêm as membranas celulares fluidas e flexíveis. As ceras formam uma camada protetora e impedem a dessecação para plantas, bactérias e insetos. Os fosfolipídios formam uma bicamada que envolve e contém células. As gorduras de origem vegetal e animal compreendem uma parte essencial da dieta humana.

Apesar da má reputação, as gorduras são uma parte muito importante de uma dieta saudável e equilibrada. A chave é limitar seu consumo de gordura na dieta a 20 a 35% de sua ingestão calórica diária. Obtenha sua gordura de fontes saudáveis ​​como nozes, peixe, abacate e azeite e evite gorduras saturadas como manteiga, carne vermelha e laticínios de leite integral.