casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Entendendo o ciúme em crianças

Assim como os adultos, as crianças podem experimentar e encenar sentimentos de ciúme que muitas vezes podem ser dolorosos para eles e outros membros da família. Frequentemente, a primeira reação dos pais é repreender ou envergonhar a criança, mas isso muitas vezes piora a situação. Ajudar uma criança a lidar eficazmente com o ciúme em tenra idade pode ajudá-lo a lidar com sentimentos semelhantes que ele pode experimentar na vida adulta.

As crianças experimentam ciúmes por várias razões, envolvendo tudo, desde um novo bebê até o novo namorado de sua mãe à boa e velha rivalidade entre irmãos. Algumas crianças têm uma natureza mais ciumenta do que outras e tendem a comparar o que ela recebe - coisas materiais, atenção dos pais, boas notas - ao que seu irmão recebe. No caso de um bebê novo, a criança que já foi o bebê da família agora se sente substituída, ignorada ou não amada, e sente inveja do novo bebê, que está recebendo toda a atenção. Algumas crianças podem se tornar muito apegadas a seus pais e se sentirem ameaçadas quando um novo amigo ou parceiro romântico entra na vida de sua mãe ou pai.

Sintomas O ciúme em crianças se manifesta em uma série de maus comportamentos. As crianças que sofrem de rivalidade entre irmãos podem se tornar agressivas e lidar com um novo bebê - os dois são comportamentos normais em crianças pequenas, diz Barton D. Schmitt, MD, conselheiro de pediatria para o site da Children's Health Network. Outras crianças podem agir como "desobedientes", fazendo coisas que eles sabem que vão deixá-lo irritado com o propósito de chamar sua atenção. Algumas crianças podem tornar-se excessivamente afetuosas em relação ao objeto de seu ciúme, fazendo tudo a respeito do novo bebê, por exemplo. A afeição evidente como essa é apenas mais um mecanismo de enfrentamento das emoções que a criança está sentindo. Por fim, uma criança pode se voltar para dentro para lidar com seu ciúme, tornando-se "fraca" e desapegada.

Lidando com o ciúme

As crianças não devem ser punidas por terem sentimentos de ciúme; o ciúme é uma emoção humana natural que todos os indivíduos experimentam. Em vez disso, eles devem ser ensinados a lidar eficazmente com a emoção e a lidar com situações que os façam sentir inveja. Há também coisas que os pais podem fazer para aliviar o ciúme entre irmãos ou entre uma criança e um novo membro da família, incluindo tratar cada criança como um indivíduo e não como iguais, evitando comparações entre crianças e gastando tempo especial a sós com a criança ciumenta. sem outros irmãos ou membros da família. Aprender da inveja

As crianças continuarão a ter ciúmes durante toda a vida se não aprenderem a lidar adequadamente com os sentimentos e se sofrerem de sentimentos de inadequação ou de baixa autoestima. -worth - sentimentos que muitas vezes são desenvolvidos na infância e levados para a vida adulta. A inveja nas crianças pode ser vista como uma oportunidade positiva para ensinar as crianças a lidar com esses sentimentos. Essas lições de infância, se ensinadas adequadamente, podem ajudar a criança a ter uma vida mais feliz e estável como um adulto em um mundo onde a competição é desenfreada.

Ajuda profissional

Em alguns casos, a ajuda profissional de um O psicólogo da família ou da criança pode ser útil se as suas tentativas de resolver o problema em casa não tiverem sido bem sucedidas. Os psicólogos especializados em crianças e dinâmicas familiares serão capazes de compreender e encontrar soluções criativas para as dificuldades do seu filho e podem oferecer-lhe maneiras de lidar em casa que podem diminuir ou até mesmo acabar com o mau comportamento de seu filho devido à inveja.