casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Reações Adversas à Terapia com Iodo

O iodo é utilizado para uma variedade de condições, tanto no diagnóstico médico como como forma de tratamento para várias condições da tiróide. Os efeitos colaterais do iodo são felizmente raros. Eles podem variar de reações leves, conhecidas como "iodismo", a reações potencialmente fatais que incluem anafilaxia. Indivíduos que têm alergia ao iodo devem alertar seu médico antes de se submeter a qualquer imagem ou procedimentos radiológicos para evitar quaisquer efeitos potencialmente perigosos.

Fontes de iodo

O iodo é absorvido pela glândula tireóide para criar o hormônio tireoidiano, que desempenha um papel crítico na manutenção do metabolismo. Esses distúrbios são relativamente raros no mundo desenvolvido. O iodo é administrado terapeuticamente no tratamento de distúrbios por deficiência de iodo. Grandes doses de iodo podem paradoxalmente desligar a glândula tireóide temporariamente e, portanto, ela pode ser usada em algumas emergências de hipertireoidismo. O iodo radioativo é usado no tratamento da doença de Graves, uma doença auto-imune que pode causar hiperatividade da tireóide.

O iodo também pode ser encontrado em uma variedade de outras fontes. Os agentes de contraste são usados ​​pelos radiologistas em certos procedimentos diagnósticos e podem conter iodo livre. Além disso, o iodo pode ser encontrado em um número de antissépticos, bem como em sal iodado, conservantes de pão e frutos do mar.

Iodo Oral

Iodo tomado por via oral para deficiências da tireóide é geralmente seguro. Reações adversas podem ocorrer quando o excesso de iodo é tomado. Os efeitos colaterais incluem diarréia, náusea, dor de estômago, febre leve e dor de cabeça. O iodo pode causar um gosto metálico na boca, dormência ou formigamento nas mãos e nos pés e inchaço das glândulas salivares. Reações alérgicas ao iodo são raras, mas podem incluir urticária, dificuldade respiratória e aperto no peito. Reações anafiláticas, nas quais há uma queda perigosa da pressão arterial, respiração difícil e batimentos cardíacos irregulares, são muito raras com a terapia com iodo.

Terapia com iodo radioativo

A terapia com iodo radioativo é usada no tratamento da doença de Graves . A radiação é geralmente muito baixa para aumentar o risco de câncer de tireóide futuro. O iodo pode causar leve dor na garganta, inchaço das glândulas salivares e náuseas que podem durar várias horas. No entanto, o uso de iodo radioativo pode causar uma deterioração gradual da função da tireóide e levar ao hipotireoidismo. As mulheres que estão grávidas ou amamentando não devem receber iodo radioativo, pois podem causar deficiências da tireóide no feto.

Contraste Alergia

O iodo é usado em tomografia computadorizada, ou tomografia computadorizada, estudos como um agente de contraste para aguçar imagens. O iodo usado na radiologia pode provocar uma variedade de reações. Embora os sintomas assemelhem-se aos das alergias, eles não envolvem diretamente o sistema imunológico e, portanto, não são alérgicos. As reações leves consistem em urticária cutânea, que pode se manifestar como vergões avermelhados e coceira sobre a pele, que podem variar em tamanho e forma ao longo do tempo. "They can last for several days.", 3, [[O angioedema é uma reação dos tecidos abaixo da pele e pode causar inchaço da face e da laringe, o que pode dificultar a respiração. Reações mais graves podem causar constrição asmática das vias aéreas ou até mesmo uma resposta sistêmica conhecida como anafilaxia.