casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Os Efeitos da Tiroxina na Fisiologia das Células do Tecido Alvo

A tiroxina é um dos principais hormônios liberados pela glândula tireoide. A glândula tireóide está localizada no pescoço e é regulada por fatores liberados pelo cérebro. Hormônios da tireoide, como a tiroxina, são necessários para o desenvolvimento adequado e a regulação de múltiplos sistemas corporais. Níveis excessivos ou diminuídos podem causar problemas por causa dos fortes efeitos da tiroxina sobre as células dos tecidos-alvo.

Consumo de Oxigênio

Os hormônios tireoidianos entram na célula através da camada externa protetora da célula chamada membrana celular. Os hormônios se ligam a receptores de proteína, que são então levados para o núcleo da célula, onde o DNA é armazenado. O complexo hormônio-receptor altera a expressão do DNA na célula. Algumas dessas mudanças aumentam o consumo de oxigênio. A tiroxina aumenta o uso de oxigênio pelas células de quase todos os tecidos do corpo. Também aumenta o uso de ácidos graxos, proteínas e canais protéicos na célula. Se o alimento extra não for consumido, o corpo usará gordura armazenada, vitaminas e proteínas no músculo. A perda de peso e deficiências de vitaminas resultará.

Sistema Nervoso

A tiroxina estimula as células do sistema nervoso. Excesso de hormônio tireoidiano provoca diminuição do tempo de reação dos reflexos, irritabilidade, pensamentos rápidos e inquietação. Níveis inadequados de tiroxina têm o efeito oposto, o tempo de reação dos reflexos é aumentado e o pensamento é lento. Além disso, a proteína se acumula no líquido cefalorraquidiano, que é o fluido que banha o cérebro e a medula espinhal. A falta de hormônio tireoidiano durante o desenvolvimento provoca retardo mental, problemas de movimento, mutismo e surdez.

Sistema Cardiovascular

Os hormônios tireoidianos entram nas células musculares e são levados ao núcleo onde tem várias funções. Aumenta a expressão de proteínas responsáveis ​​pelo aumento da freqüência cardíaca e força. Isso diminui o tempo de circulação. Além disso, os vasos sangüíneos se dilatam e os rins retêm mais líquidos, aumentando o volume de sangue no corpo. Tiroxina também aumenta a resposta do coração para combater ou fugir de hormônios como a epinefrina, também conhecida como adrenalina.

Efeitos sobre a gordura e colesterol

A tiroxina estimula a quebra de gordura pelas células do corpo. Também reduz os níveis de colesterol, fazendo com que o fígado retome e use mais colesterol do sangue.

Trato Gastrointestinal

Como os níveis de tiroxina se correlacionam com a velocidade do metabolismo, ou quanto oxigênio é usado, A tiroxina estimula a utilização de energia. No trato gastrointestinal, o efeito é estimular a captação de alimentos para uso pelo corpo.

Sistema Musculosquelético

A tiroxina estimula os músculos a quebrar as proteínas. Nos ossos jovens, a tiroxina promove o crescimento e desenvolvimento normais. Em adultos, acelera a renovação óssea, que é a quebra e a reconstrução do osso.