casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como Ajudar Crianças Sensíveis Sensíveis

A sensibilidade sensorial, também conhecida como transtorno do processamento sensorial, é uma condição que, até recentemente, não era totalmente compreendida. O Sensory Processing Disorder Foundation estima que uma em cada 20 crianças seja afetada por essa condição. A sensibilidade sensorial ocorre quando a informação sensorial é indevidamente filtrada e, portanto, é intensificada em seu caminho para o cérebro. Como resultado, as crianças sensórias podem ficar perturbadas com sons, texturas ou cheiros. Ao compreender a natureza dessa condição, você pode ajudar sua criança sensorial a funcionar bem.

Ajuste a textura e a temperatura das roupas de seu filho. De acordo com o site Remedial and Special Education, algumas crianças que são sensíveis aos sensores têm dificuldade em usar certos tipos de roupas, particularmente aquelas que são muito confortáveis, coçam ou fricam ao toque. Você pode trabalhar com seu filho planejando suas roupas na noite anterior, pois isso o ajudará a saber o que esperar. No inverno, você também deve aquecer a roupa de seu filho, seja perto de um aquecedor ou na secadora.

Forneça alimentos crocantes e texturas separadas durante as refeições. Website Remédio e Educação Especial recomenda que você mantenha alimentos crocantes à mão para sua criança sensorial sensível, pois esses alimentos facilitam um importante "sexto sentido" chamado propriocepção, no qual o feedback sensorial torna uma pessoa consciente do movimento e da posição do corpo. Alimentos crocantes podem ajudar seu filho a desenvolver uma melhor propriocepção. Além disso, evite misturar alimentos que tenham texturas conflitantes, como purê de batatas e molho.

Evite sobrecarregar a agenda do seu filho. Remediação e Educação Especial diz que é especialmente importante não "reservar" uma criança sensorial, pois isso provavelmente a sobrecarregará. Tente espaçar festas de aniversário, viagens ao zoológico ou piqueniques, para que elas não ocorram no mesmo dia.

Pratique uma pressão profunda. De acordo com a educação corretiva e especial, "pressão profunda" refere-se a um tipo de toque que pode ajudar a dessensibilizar a experiência tátil do seu filho. "abraço de urso" ou embrulhar seu filho confortavelmente em um cobertor.

Tente terapia ocupacional. A Fundação Transtorno de Processamento Sensorial diz que crianças com essa condição podem se beneficiar de um tipo de tratamento conhecido como terapia ocupacional. Este tipo de terapia, que se concentra na integração sensorial, geralmente ocorre em um ambiente de ginásio com estímulos elevados. Embora seja ensinado por um clínico, a terapia ocupacional geralmente envolve a participação da família.

Dica

Evite amaciantes com cheiro forte. Remedial and Special Education enfatiza que um amaciante de roupas fortemente perfumado pode perturbar o uso de roupas pelo seu filho sensível sensorial, e possivelmente perturbar o sono se usado em lençóis de cama.