casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Formas de Ajudar as Crianças com Transtornos do Comportamento Emocional

Transtornos emocionais ou comportamentais em crianças se manifestam de várias maneiras. Uma criança com um transtorno emocional ou comportamental pode estar deprimida, evitar construir relacionamentos com seus colegas ou lutar para aprender e compreender conceitos em sala de aula. Crianças com esses distúrbios também se comportam mal, o que pode dificultar a vida de pais e filhos. Entender transtornos emocionais ou comportamentais e maneiras de tratá-los pode melhorar a qualidade de vida de toda a família.

Descrevendo um transtorno como emocional ou comportamental é um termo geral, e há vários tipos diferentes de distúrbios que se enquadram nessa ampla categoria. Entender que tipo de transtorno seu filho tem é o primeiro passo para tratá-lo. Uma criança com um transtorno de ansiedade pode ter dificuldades para se socializar ou ter fobias. Um distúrbio de conduta é marcado por mau comportamento; uma criança pode atuar na sala de aula ou em casa e não responder à disciplina. Uma criança que se retira da vida e tem ansiedade pode ter um transtorno de personalidade.

Diagnóstico

O diagnóstico adequado do transtorno emocional ou comportamental é essencial para tratá-lo adequadamente; no entanto, pode ser difícil determinar se o comportamento do seu filho é um problema comportamental normal da infância ou o sinal de um transtorno. Dixie Jordan, do PACER Center, uma organização para crianças com deficiências, recomenda uma avaliação tripla do comportamento de seu filho. Considere a duração do comportamento problemático, a intensidade do comportamento e a idade da criança. Se o comportamento de seu filho já dura meses e está piorando, agende uma avaliação de saúde mental.

Tratamento profissional

A avaliação de saúde mental pode determinar qual transtorno emocional ou comportamental seu filho está sofrendo. Fale com a escola do seu filho para ver se um professor ou conselheiro de educação especial pode avaliar o seu filho. O pediatra do seu filho também pode ajudar na avaliação. Essa equipe de profissionais experientes pode identificar o transtorno e recomendar tratamento profissional, que pode incluir reuniões regulares com um terapeuta infantil para ajudar a criança a lidar com seus problemas emocionais ou comportamentais.

At-Home Treatment

Você pode trabalhe também para melhorar a perspectiva e o comportamento do seu filho em casa. Quando o seu filho se manifesta ou mostra sinais do distúrbio, indique-o. Mostre-lhe exemplos de crianças que estão se comportando adequadamente e incentive-o a seguir o exemplo delas. Definir regras claras da casa e aplicá-las de forma justa. Elogie seu filho quando ele segue as regras. Mostre-lhe respeito, mesmo quando estiver disciplinando-o e trabalhando com ele através de seus problemas emocionais ou comportamentais.