casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como ajudar uma criança a se socializar na escola

Ajudar seu filho a fazer amigos e conviver na escola pode ser um pouco desafiador, especialmente se você tiver um filho com necessidades especiais ou se seu filho tiver uma personalidade introvertida. Se o seu filho é filho único, pode ser mais difícil para ela socializar com outras crianças. Somente as crianças parecem mais confortáveis interagindo com adultos ou crianças mais novas do que com seus pares. Mesmo que seu filho tenha irmãos, ela ainda pode estar relutante em interagir socialmente. Existem alguns passos que você pode dar para ajudar seu filho a se socializar na escola e desenvolver amizades significativas.

Incentive seu filho a participar de um grupo de música escolar, se ela demonstrar interesse em tocar um instrumento. A música é uma maneira produtiva e divertida de as crianças com interesses semelhantes se encontrarem, e há inúmeras vantagens de aprender a tocar um instrumento. De acordo com um artigo da BBC, "aprender um instrumento musical pode aumentar a confiança de uma criança e aprender em outras áreas". Crianças que tocam um instrumento têm muitas oportunidades de socialização, como tocar juntos em uma banda escolar ou em um buraco orquestra para uma peça da escola.

Pergunte ao seu filho se ela gostaria de participar de uma equipe esportiva da escola. Jogar esportes escolares intramurais é uma ótima maneira de as crianças fazerem exercício e ar fresco, e fornece um meio de interação para crianças na mesma escola que podem não estar necessariamente na mesma classe. O esporte também pode fornecer lições valiosas sobre trabalho em equipe, comunicação e cooperação, que são habilidades importantes que o seu filho pode incorporar em outras situações sociais. Um artigo da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente aponta que ser membro de um esporte coletivo também pode proporcionar ao seu filho um sentimento de pertencimento, o que também pode levar a sentimentos de aumento da auto-estima.

Fale com a professora do seu filho para ver se ela está passando por dificuldades com outras crianças. Se o seu filho está exibindo comportamento anti-social ou disruptivo, isso pode criar problemas sociais e acadêmicos. Da mesma forma, seu filho pode ser retirado socialmente devido ao bullying. Estas são questões que o professor do seu filho ou um conselheiro da escola podem chamar a sua atenção. Veja se há algum fator que você pode não estar ciente, que você pode resolver em casa com seu filho. Converse com seu filho sobre questões como o bullying, que pode interferir no seu desenvolvimento social na escola. Uma vez que seu filho se sinta ouvido e compreendido, você pode trabalhar com professores, conselheiros e seu filho para criar um plano para parar o bullying ou o comportamento perturbador e antissocial.

Encenação com seu filho criança para fazê-la se sentir mais confortável interagindo com os colegas. Pense em algumas situações que surgem para o seu filho e, em seguida, trabalhe através delas, jogando cenários comuns e possíveis soluções.

, , ] ]