casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Quais são os benefícios dos dentes e gengivas do fio dental?

Flossing seus dentes todas as noites pode ser um hábito difícil de desenvolver, mas é um que vale a pena o esforço. Proporciona uma série de benefícios - desde simplesmente ter dentes com sensação de limpeza até evitar cáries até evitar a perda de dentes. O uso do fio dental alcança os lugares em que uma escova de dente não pode, e remove de entre os dentes as partículas de alimentos e bactérias que ficam presas antes de se transformarem em placa e tártaro. A American Dental Association recomenda passar o fio dental pelo menos uma vez por dia.

Aliviar o mau hálito

O mau hálito pode ser um problema comum e embaraçoso de se ter, mas o uso regular do fio dental pode melhorá-lo significativamente. Como uma escova de dentes não consegue remover todos os alimentos presos entre os dentes, partículas dela podem se acumular na boca e apodrecer, exalando odores desagradáveis no processo. Conforme as partículas se quebram, elas liberam compostos sulfurosos, que criam um cheiro de ovo podre. O alimento estragado também libera o ácido isovalérico, que pode cheirar a suor; putrescina, que libera um cheiro de carne podre; skatole, que pode cheirar a fezes humanas; e cadaverina, que tem um cheiro semelhante aos corpos em decomposição. Ao usar o fio dental todos os dias, você pode ter certeza de que essas partículas de comida fedorenta estão fora da sua boca e no lixo.

Evitar cáries

Ninguém gosta de ter uma broca de dentista em sua boca, e uma das mais fáceis maneiras de evitar essa situação é o uso de fio dental noturno. Cavidades são áreas decompostas de dentes que criaram pequenos orifícios no esmalte e, se não forem tratados, podem se transformar em sulcos profundos e dolorosos. Cavidades ocorrem quando todas as bactérias, partículas de alimentos, ácidos e saliva em sua boca se unem para criar uma placa. Os ácidos da placa deterioram os dentes e podem causar sintomas como dores de dente, sensibilidade a calor ou frio, dor ao morder e furos visíveis. Por não usar o fio dental, a placa entre os dentes pode formar cavidades em lugares difíceis de serem notados, que podem progredir até o ponto em que o buraco atinge a polpa - o centro do dente contendo nervos - e causa dor extrema. > Evitar Gengivite

A gengivite é o primeiro passo no caminho para a doença periodontal, que corrói os tecidos moles e os ossos da boca e pode causar a perda dos dentes. A gengivite é devido a um acúmulo de placa ao longo da linha da gengiva, e pode causar inflamação, gengivas macias ou suaves, mau hálito e gengivas que sangram com mais facilidade. Quanto mais placa você tiver e quanto mais ficar presa entre os dentes, maior a probabilidade de ela se transformar em tártaro, que só pode ser removido por um dentista. Também se torna mais provável que você desenvolva doença periodontal. Usando o fio dental diariamente, você pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver gengivite. Outros benefícios Não tratada, a gengivite pode levar à periodontite - uma infecção grave da gengiva que pode causar colapso do tecido gengival e dos dentes. Embora o link exato não seja totalmente compreendido, pesquisas sugerem que a periodontite pode estar ligada à obesidade, doença cardiovascular, aterosclerose, açúcar elevado no sangue e pressão alta. O uso do fio dental reduz o risco de gengivite e pode, por sua vez, reduzir o risco dessas condições médicas mais graves.

, , ] ]