casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Vitamina A, C & E no cuidado com a pele quando grávida

A pele gestante exige uma atenção especial de dentro para fora, a fim de manter a elasticidade e o tom saudável. De fato, muitas loções são enriquecidas com vitaminas e emolientes que curam a pele e que podem ser benéficas durante a gravidez. Para nutrir a pele internamente, vitaminas como A, C e E podem ser benéficas se aconselhadas pela parteira ou obstetra. A maioria das vitaminas pré-natais contêm quantidades adequadas destas vitaminas que favorecem a pele, por isso consulte o seu prestador de cuidados pré-natais antes de adicionar suplementos à sua dieta.

Vitamina A

A vitamina A é encontrada em verduras escuras e amarelas ou frutas e vegetais de laranja, como cenoura, abóbora, melão, couve, abóbora, pimentão vermelho e inhame. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, essa vitamina, também chamada de betacaroteno, é benéfica para manter os olhos e a pele saudáveis, além de proteger contra infecções da pele ou do sistema imunológico. Para a pele saudável durante a gravidez, a vitamina A é um nutriente essencial.

Vitamina C

A vitamina C é um nutriente solúvel em água encontrado em muitos produtos de cuidados da pele e alimentos. Porque esta vitamina é solúvel em água, o que significa que não é armazenado em gordura e deve ser substituído diariamente, o único sintoma de consumir muito é fezes soltas e desconforto estomacal leve. A vitamina C está disponível naturalmente em alimentos como roseira, laranja, toranja, morango, manga, tomate, batata doce, pimentão e couve de Bruxelas. A vitamina C é essencial para a saúde da pele e elasticidade interna e externamente durante a gravidez.

Vitamina E

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel encontrada mais abundantemente em nozes, sementes e óleos vegetais, como a azeitona extra-virgem óleo, óleo de abacate e óleo de canola. Quantidades significativas também estão prontamente disponíveis em folhas verdes escuras. De acordo com o Office of Dietary Supplements, este nutriente emoliente promove elasticidade na pele e é usado em muitos cremes e soros tópicos para prevenir ou reduzir os efeitos da cicatrização. Como a pele é produzida a partir das camadas dérmicas internas, o consumo de nutrientes à base de alimentos com vitamina E pode ser mais eficaz na promoção da saúde da pele durante a gravidez do que na pele após a ocorrência de danos. Os produtos de cuidados com a pele que contêm vitamina E costumam conter a eliminação de estrias durante a gravidez, mas essas alegações não são comprovadas pela pesquisa.

Considerações

Não há loção, creme ou regime alimentar que possa prometer a prevenção de estrias marcas. As estrias são em grande parte hereditárias e, embora a pele macia seja menos propensa à quebra, não há garantia de que qualquer vitamina, alimento ou aplicações externas impeçam ou removam esse tipo de cicatriz dérmica. No entanto, aplicações de emolientes ricos em vitamina A, C e E podem reduzir a pele frágil e a coceira comum na gravidez, à medida que a pele é esticada para acomodar o feto em crescimento. Além disso, emolientes como estes oferecem uma desculpa bem-vinda e nutritiva para uma merecida massagem pré-natal de um parceiro disposto.

, , ] ]