casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os tratamentos para enzimas hepáticas elevadas?

As enzimas hepáticas elevadas podem indicar muitas condições diferentes. Às vezes não indica nenhuma anormalidade. Em outros casos, pode ser um sinal de uma doença mortal, incluindo câncer de fígado e cirrose. O tratamento varia amplamente com base nas condições que os levam a ser elevados. Os médicos usam testes para ajudar a determinar a causa da contagem elevada de enzimas.

Diagnóstico

Se você é diagnosticado com enzimas hepáticas elevadas, a revelação pode trazer qualquer número de tratamentos. Qual tratamento é prescrito para você depende muito do que causa sua alta contagem de enzimas hepáticas.

Enzimas hepáticas elevadas resultam quando há inflamação ou dano ao fígado. Um culpado é o álcool, que sobrecarrega o fígado quando consumido com freqüência e em grandes quantidades e provoca alcoolismo, hepatite e cirrose hepática. Além disso, o aumento pode ser devido à obesidade, hepatite A, B ou C, doença hepática gordurosa não-alcoólica, doença celíaca, câncer de fígado ou mononucleose.

Médicos frequentemente agendam testes adicionais para identificar a causa de suas enzimas hepáticas elevadas. . Testes de função hepática medem o trabalho do fígado. Os médicos usam mais de uma dúzia de testes. Dois testes verificam a albumina e a bilirrubina. Outros testes examinam duas enzimas no fígado, alanina transaminase (ALT) e aspartato transaminase (AST), e a enzima fosfatase alcalina (ALP).

Um procedimento mais extremo é um teste de biópsia hepática, em que um médico remove uma amostra do tecido hepático para realizar testes.

Na maioria dos casos de doença hepática, os níveis de ALT aumentam acima dos níveis de AST. Quando os níveis de AST são maiores, geralmente indica doença hepática alcoólica. Altas enzimas AST e AST também podem ser o resultado de exercícios extremos, que causam danos musculares. Níveis elevados de AST e ALT indicam condições como hepatite A ou B viral e dano hepático por ingestão de toxinas, incluindo uma overdose de acetaminofeno. A causa mais comum de elevações leves a moderadas na ALT e AST é um fígado gordo, que é normalmente atribuído ao abuso de álcool, mas também pode resultar de condições diabéticas e obesidade.

Níveis elevados de bilirrubina podem indicar um sangue ou problema do fígado. Altos níveis de bilirrubina estão associados à icterícia, o amarelecimento da pele. Pode estar ligada a hepatite ou vesícula biliar e certos medicamentos, incluindo medicamentos quimioterápicos.

Com altos níveis de bilirrubina, os médicos podem prescrever medicamentos que visam o problema subjacente que causou a doença. Nenhuma droga, porém, trata especificamente os níveis aumentados de bilirrubina. Se os altos níveis estão associados com drogas que você ingeriu, os médicos podem prescrever medicamentos reduzidos, ou pará-lo completamente.

Medicamentos comumente prescritos para pacientes com graves danos no fígado incluem diuréticos, muitas vezes chamados de pílulas de água. Eles tratam a retenção de líquidos nos casos em que seu fígado não está funcionando corretamente e você está acumulando fluido em seu corpo. Outra receita comum é a medicação para a dor. Não tome Tylenol, que pode agravar os danos do fígado.

Dieta e Nutrição

Quando as enzimas hepáticas elevadas estão relacionadas à anemia, obesidade e álcool, os médicos recomendam o ajuste dos hábitos alimentares. Pacientes anêmicos são encorajados a seguir dietas ricas em ferro ou tomar suplementos de ferro. Enquanto isso, pacientes obesos são submetidos a dietas restritivas de baixo teor de gordura para reduzir seu percentual de gordura corporal, e aqueles com condições relacionadas ao álcool são instruídos a parar de consumir bebidas alcoólicas.