casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | segurança do trabalho |

Precauções ácido muriático

ácido muriático , o nome histórico para o ácido clorídrico, é um ácido incolor, transparente , mineral que é útil para a pesquisa de laboratório e processos de fabricação industrial . É , no entanto , um líquido muito tóxicos, corrosivos , que reage com uma grande variedade de materiais e podem causar sérios danos dos tecidos e órgãos do corpo . O ácido concentrado produz vapores tóxicos. O ácido deve ser armazenado e manuseado com cuidado. Composição Química e Reatividade

ácido muriático é uma solução de cloreto de hidrogénio ( HCl ) do gás na água , e a sua fórmula química é geralmente escrita como HCl . É classificado como um ácido " forte " , porque , em solução aquosa , que é quase completamente dissociado em H + e Cl- iões . Os iões de H + são normalmente associados com as moléculas de água para formar iões hidrónio ( H3O +) . O ácido reage com muitas substâncias , incluindo bases, metais , óxidos metálicos e hidróxidos , carbonatos e aminas . Se decomposto pelo calor , o ácido produz gás cloro tóxico e gás hidrogênio altamente inflamável.

Fisiológicas dos perigos

Se ácido muriático entra em contato com a pele , pode causar vermelhidão , dor, queimaduras e úlceras graves. O contacto do ácido ou seus vapores com os olhos pode irritar , queimar e danificar os olhos . Engolindo o ácido imediatamente queima os forros internos da boca, garganta e no trato digestivo, e pode levar a náuseas, vômitos e até a morte . Se os vapores de ácido são inalados , podem causar tosse , asfixia e inflamação do tracto respiratório superior ; em casos extremos , a inalação pode levar ao acúmulo de líquido nos pulmões (edema pulmonar) e morte.
Armazenamento

ácido muriático deve ser armazenado em um , área fresco e seco, longe do calor, umidade e luz solar direta. O quarto deve ser bem ventilado , equipado com um bom sistema de drenagem e têm pisos resistentes aos ácidos .
Manuseio e descarte

para evitar o contacto com a pele e roupas , o desgaste de borracha ou neoprene luvas, um avental de proteção e sapatos impermeáveis ​​ou botas . Para proteger os olhos, usar óculos de segurança ou um escudo facial completo. Ao diluir o ácido , adicionar o ácido com cuidado e em pequenas quantidades para a água. Não adicionar água ao ácido , como que pode gerar calor extremo e pode levar à ebulição e salpicos. Ao desfazer-se do ácido, tratá-lo como resíduo perigoso e enviá-lo para uma instalação de resíduos aprovado.
Primeiros Socorros

Se contatos ácido muriático a pele ou os olhos, uso muita água para lavar as áreas de contacto, ao longo de um período de pelo menos 15 minutos. Remova qualquer roupa contaminada. Se uma pessoa tiver ingerido o ácido , dar grandes quantidades de água ou leite para beber do paciente , mas não se o paciente estiver inconsciente ; não provocar o vómito . Caso alguém tenha inalado vapores de ácido, levar a pessoa para o ar fresco . Em caso de dificuldade respiratória, fornecer oxigênio ; no caso de ocorrer paragem respiratória, administrar respiração artificial. Procure imediatamente atendimento médico.
Limpeza de um vazamento ou derramamento

Em caso de vazamento acidental ou derrame de ácido muriático, isolar a área , ventilar -lo e manter pessoas desprotegidas afastadas. Usar luvas de proteção , óculos de proteção , avental e sapatos , como descrito acima. Neutralizar cuidadosamente o ácido com carbonato de sódio ( carbonato de sódio) ou de cal ( óxido de cálcio) e absorver o líquido com areia, terra ou outro material não combustível. Coloque o material em um recipiente para resíduos químicos e enviá-lo para uma instalação de resíduos aprovado.