casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | segurança do trabalho |

Efeitos óxido de etileno

O óxido de etileno é um gás altamente reativo , incolor e com cheiro doce inflamável usado como um intermediário químico na fabricação de detergentes , têxteis , solventes, anticongelante , medicamentos, espuma de poliuretano , adesivos e outros produtos. Também é usado como fumigante em cosméticos, alimentos e especiarias , e um esterilizante para equipamentos cirúrgicos hospital, suprimentos e dispositivos de plástico não esterilizáveis ​​por vapor. Ela pode ser encontrada em emissões de fábrica, ar contaminado , fumar tabaco e do fumo de segunda mão. Efeitos agudos

Se inalado, o gás é distribuído rapidamente por todo o corpo. Trabalhadores expostos a altos níveis de óxido de etileno por um curto período de tempo pode apresentar sintomas como vômitos , náuseas, dor de cabeça , falta de ar , diarréia , bronquite, irritação do trato respiratório , cianose , distúrbios neurológicos, enfisema e edema pulmonar. Eye ou contacto com a pele com soluções de óxido de etileno pode causar irritação nessas áreas em seres humanos. Equipamentos médicos contendo resíduo de óxido de etileno causou insuficiência renal e colapso cardiovascular. Os animais têm demonstrado altos níveis de toxicidade quando expostos por via oral ou por inalação.
Efeitos crônicos

Os efeitos não-cancerosas de uma exposição de baixo nível por um longo período de tempo será provocar irritação da pele , membranas mucosas e olhos e problemas no cérebro e a função nervosa . Além de irritação ocular , catarata em olhos humanos , também são possíveis . Câncer, alterações mutagénicas , efeitos reprodutivos , sensibilização e neurotoxicidade também estão associados à exposição crônica.
Desenvolvimento e Efeitos Reprodutivos

inalação de óxido de etileno pode também resultar em um aumento na taxa de abortos em trabalhadores da indústria do sexo feminino. Os efeitos podem ser tanto aguda como crónica . Exposição em animais resultou em peso testicular diminuído, degeneração testicular , diminuição da contagem de espermatozóides e diminuição do número de locais de implantação .

Câncer Efeitos

trabalhadores expostos ao óxido de etileno não foram elevados casos de leucemia , câncer pancreático, câncer de estômago e doença de Hodgkin. Animais inalando o gás demonstraram glândula , útero e pulmão . A Agência de Proteção Ambiental (EPA) considera óxido de etileno um provável carcinógeno humano . A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC ) descobriu o gás para ser um provável carcinógeno humano e uma substância cancerígena animal. A toxicidade sobre ambientes aquáticos é considerada insignificante , pois o óxido de etileno vai evaporar de água.
Efeitos Ocupacionais

Etileno gás óxido também apresenta riscos de explosão e de incêndio. Vai queimam facilmente , sem a presença de agentes oxidantes ou do ar . Ele irá interagir violentamente com compostos tais como amónia , bases orgânicas , ácidos, álcoois , agentes oxidantes, bromoetano , alcanotióis e mercaptanos .

Pó químico seco pode ser utilizado na extinção de incêndios pequenas de óxido de etileno . Incêndio de grandes dimensões deve ser extinto com espuma resistente ao álcool .