casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Sistemas de Informação Geográfica em Saúde Pública

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , os sistemas de informação geográfica (SIG ) são sistemas de computador que permitem aos usuários coletar e manipular dados geograficamente referenciados. Os analistas e planejadores são capazes de utilizar o GIS para a camada de dados a partir de uma variedade de fontes e vinculá-lo a uma localização geográfica específica . Nos últimos anos , o SIG tem sido reconhecida como uma ferramenta eficaz na saúde pública. Background Fotografia de

O objetivo da saúde pública é o de promover e proteger a saúde das populações. A fim de identificar fatores de risco para lesões e doenças e desenvolver intervenções apropriadas , profissionais de saúde pública precisa entender onde e como as pessoas vivem, e como os fatores sociais e ambientais afetar sua saúde. Aplicações de SIG em saúde pública são valiosas para a pesquisa , planejamento e desenvolvimento de políticas.
Applications

SIG tem sido usado em uma variedade de aplicações de saúde pública. De acordo com os autores de " GIS e Saúde Pública ", GIS é útil no mapeamento de doenças , que inclui o mapeamento da incidência da doença , a prevalência e os resultados. Mapeamento de doenças infecciosas e crônicas ajuda funcionários determinar a distribuição de doenças, descobrir tendências temporais e identificar populações de risco . SIG também tem sido utilizado para modelar as condições ambientais . GIS é uma ferramenta valiosa na condução de avaliações de necessidades de saúde , e aumenta a capacidade dos planejadores de saúde e decisores políticos a fazer sentido de enormes quantidades de dados.

Benefícios

GIS saúde pública ajuda os pesquisadores e praticantes de desenvolver uma melhor compreensão dos fatores que influenciam a saúde de uma população-alvo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) , o uso de SIG em saúde pública também permite que pesquisadores e profissionais para apresentar informações para os decisores e partes interessadas em um formato que é fácil de visualizar e compreender . SIG facilita uma melhor partilha de informação e comunicação entre as partes interessadas e melhora a tomada de decisões. Em última análise , as comunidades podem se beneficiar de uma melhor alocação de recursos , políticas e planejamento de saúde.

Barreiras

Existem barreiras para o uso de SIG em saúde pública. Sistemas de informação geográfica podem ser caros. O custo do hardware, software e bases de dados pode ser proibitivo para pequenas organizações ; No entanto , de acordo com a OMS , o custo da tecnologia tem diminuído nos últimos anos . Há também despesas adicionais relacionadas com a formação . Embora tenha havido esforços para tornar a tecnologia cada vez mais user-friendly , o uso de SIG em saúde pública , muitas vezes requer pessoal ter formação especializada .
Considerações éticas

Há preocupações éticas sobre o uso de SIG em saúde pública. Os críticos estão preocupados que o uso de SIG em saúde pública tem o potencial de infringir a privacidade dos indivíduos . Como os dados de base local torna-se cada vez mais localizada, a possibilidade de que os indivíduos podem ser identificados pelos dados aumenta . Medidas especiais, tais como mascaramento geográfica deve ser empregado para obscurecer identificadores potenciais e proteger os indivíduos e famílias.