casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Por que é cloro adicionada à água potável e da água da piscina

? Cloro é um dos mais abundante dos 92 elementos que ocorrem naturalmente encontrados em nosso planeta. É altamente reactiva , de modo que facilmente se combina com outros elementos para fazer uma variedade de compostos diferentes . Os cientistas aprenderam a utilizar cloro de abundância e alta reatividade para sua vantagem e formularam inúmeros produtos químicos que contêm cloro , com milhares de propósitos. Um tal propósito é matar organismos causadores de doenças (patógenos ) . História

Cloro foi descoberto por Carl William Scheele em 1774 , muito antes de os cientistas compreenderam a causa e propagação da doença. Não foi até 1854, que o Dr. John Snow demonstrou que a cólera doença era transmitida pela água. Mesmo que a associação entre a doença ea água tinha sido feito , a causa da doença permaneceu um mistério até a década de 1870 , quando Louis Pasteur e Robert Koch desenvolveu e expandiu -se na teoria do germe da doença . Em 1881, Robert Koch demonstrou que o cloro mata as bactérias .
Doenças e água

doenças de veiculação hídrica são aquelas em que a água serve como o modo de transmissão da doença . Tais doenças incluem , mas não estão limitados a , cólera , a febre tifóide e disenteria . A adição de quantidades muito pequenas de cloro à água contaminada mata rapidamente as bactérias e outros microrganismos . O cloro começa seu caminho de destruição pelo primeiro ataque da parede celular do patógeno e membrana. Em seguida, ele desativa enzimas celulares e as estruturas necessárias para a reprodução do patógeno e sobrevivência.
Água potável

água potável torna-se contaminado com microorganismos quando ele entra em contato com fezes humanas ou animais . Apenas ligeiro contato é necessário para causar a doença. As águas da inundação , sistemas sépticos, aterro escoamento de água e canos de esgoto são possíveis fontes de contaminação da água potável . Desde 1905, quando o uso de cloro para desinfecção de água potável começou, o número de mortes por doenças transmitidas pela água diminuiu muito . Infelizmente, água imprópria para consumo continua a ser uma ameaça para a saúde humana , especialmente para crianças em países subdesenvolvidos.
Piscina Água

Além de água potável contaminada , não tratada piscina água também pode causar a doença. Mais uma vez , as fezes humanas e animais são a causa mais comum de contaminação . Resíduo fecal dos corpos dos nadadores é uma fonte comum . Contaminação direta da água da piscina com as fezes de pássaros e roedores também é provável . Além de fezes , substâncias do corpo humano , tais como a saliva , muco , e derramar as células da pele podem causar infecção . Cloração adequada da água da piscina mata patógenos e impede a propagação da doença.

Vantagens e Desvantagens

As vantagens de cloro para uso como um agente de desinfecção de água são inúmeras. O cloro é facilmente obtido , de baixo custo , e tem a capacidade para matar a maioria dos microorganismos . É conveniente utilizar , porque se dissolve facilmente em água , e está disponível como um sólido , líquido , ou gás . O cloro também deixa um residual que continua a matar agentes patogênicos após a água tratada deixou a estação de tratamento . Este resíduo é responsável pelo sabor e odor desvantajoso que acompanha a água tratada com cloro . O fato de que o cloro é tóxico e deve ser manuseado com cuidado é outra desvantagem.