casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica |

Tipos de respiração celular

Existem dois tipos de respiração celular : aeróbios e anaeróbios . A respiração aeróbica só pode ter lugar na presença de oxigênio. Respiração anaeróbica , também chamado de fermentação , pode ter lugar sem oxigênio. A respiração celular é uma série de processos metabólicos que geram energia na forma de trifosfato de adenosina . ATP é uma forma eficiente de energia armazenada , que pode ser facilmente utilizada pelas células . A respiração aeróbica gera a maior parte do ATP . Cerca de 36 moléculas de ATP é produzido em processos combinados de respiração aeróbia . Estes processos são : glicólise , ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa .
Os glóbulos vermelhos usar fermentação.
glicólise

glicólise é o primeiro passo na respiração aeróbica e anaeróbica . A glicólise ocorre no citoplasma da célula . Ela pode ocorrer na presença de oxigénio ou de um ambiente anaeróbico . Não glicólise não necessitam de oxigênio nem é inibida pelo oxigênio. A glicólise é um processo que começa com uma molécula de alta energia como um açúcar, proteínas ou lipídios e divide-os em piruvato. O piruvato é uma importante molécula intermediária que alimenta o passo seguinte na respiração .

Glicólise também resulta em duas moléculas de ATP líquidos , água , fosfato inorgânico e dois NADHs . NADH , a nicotinamida adenina dinucleotídeo , é uma coenzima que é utilizado nos passos restantes da respiração . NADH é especialmente importante nas reações de oxidação-redução da cadeia de transporte de elétrons .
Ciclo de Krebs

O ciclo de Krebs é o segundo passo da respiração aeróbica. Ciclo de Krebs , também chamado o ciclo do ácido cítrico , é uma série de reacções de que resulta em apenas uma molécula de ATP . Ciclo de Krebs ocorre na matriz das mitocôndrias , que são organelos , ou estruturas ligadas à membrana individuais , que são potências de energia da célula . As moléculas de piruvato e NADH produzido por glicólise passar para dentro da matriz da mitocôndria por difusão facilitada . Uma vez no interior da mitocôndria , o piruvato é convertido em acetil CoA . A acetil-CoA entra no ciclo de Krebs , onde é convertido em ácido cítrico . Uma série de reacções seguinte , a produção de mais dióxido de carbono , NADH e FADH - flavina adenina dinucleótido - . Outro coenzima importante no passo final da respiração aeróbia
fosforilação oxidativo

O passo final da respiração aeróbia é fosforilação oxidativa . Fosforilação oxidativa tem três partes importantes. Em primeiro lugar , existe uma série de proteínas incorporadas na membrana mitocondrial interna . Estas proteínas tomar elétrons doados por NADH ou FADH2 e passá-los para o receptor de elétrons final. Este grupo de proteínas é, por vezes referido simplesmente como a ETC , ou cadeia de transporte de elétrons. Em segundo lugar, como os elétrons se movem ao longo da cadeia , os prótons são bombeados para o espaço mitocondrial interna . A alta concentração de prótons cria a força motriz protónica . Em terceiro lugar, os prótons , impulsionado pela força motriz protónica , quer viajar de volta para a matriz mitocondrial para uma área de baixa concentração. Mas eles não podem simplesmente difundem através da membrana . Em vez disso, eles encontram a passagem através da membrana através de uma proteína especial chamada de ATP sintase . A energia dos protões que se deslocam através da ATP sintase impulsiona criação de ATP . Oxigênio leva a fosforilação oxidativa , porque é o receptor de elétrons final no ETC .
Fermentação

respiração anaeróbica ou fermentação , ocorre sem oxigênio. A fermentação reduz piruvato formado através da glicólise de ácido láctico ou etanol . A fermentação gera apenas duas moléculas de ATP . Muitos organismos usar de fermentação para a produção de energia. Levedura utiliza fermentação . Algumas bactérias que não conseguem sobreviver em ambientes oxigenada usar fermentação . Os seres humanos também usam fermentação.

Seus glóbulos vermelhos usar fermentação para gerar energia. Isto lhes permite transportar oxigênio a todos os tecidos do corpo , sem consumi-la. A fermentação também ocorre em fibras musculares esqueléticas . ATP armazenado e oxigênio se esgota rapidamente por uma célula muscular ativa. No entanto , estas células únicas podem continuar a respiração , na ausência de oxigénio . Você sente o resultado da fermentação , quando o acúmulo de ácido láctico nos músculos faz com que eles cãibras . Quando seus músculos estão novamente em repouso, o ácido láctico é convertido pelo fígado em glicose.
Fun Fact

Você já está familiarizado com os resíduos da respiração celular , que você não pode realizá-lo. Toda vez que você expira você está liberando dióxido de carbono e água, que , juntamente com a ATP , são os principais produtos da respiração celular. Seus pulmões desempenham uma função importante nos processos de metabolismo celular - que fornecem a superfície para as trocas gasosas suas células dependem para completar a respiração celular . Se o seu corpo não pode livrar-se do dióxido de carbono, as células será envenenado . Se as células não recebem oxigênio , as funções do seu corpo vai entrar em colapso.